Michael Anastassiades, designer do ano da MAISON&OBJET 2020

Postado em 2 de outubro de 2020 por

Quando Michael Anastassiades lançou a sua marca homônima em 2007, a primeira feira onde apresentou seus novos desenhos foi a MAISON&OBJET. Agora, merecidamente, ele retorna à feira, porém como Designer do Ano. Entre a sua estreia na Maison e hoje, Michael se tornou um dos mais poéticos e prolíficos designers de iluminação dos tempos atuais.

Em seu trabalho, o designer nascido na ilha de Chipre, usa simples formas e volumes – uma esfera, uma linha, um círculo – para criar uma linguagem rica onde a incerteza e o desequilíbrio estão presentes. A simplicidade de seus projetos reflete o amor com que desenvolve o seu trabalho, algo que não é facilmente alcançado.

Na opinião de Anastassiades, designers são responsáveis por criar relacionamentos e interações entre pessoas e objetos. Depois de estagiar como engenheiro civil e fazer um mestrado em desenho industrial no Royal College of Art, o designer fundou o seu estúdio em Londres em 1994 e sua marca homônima em 2007.

Embora mais conhecido por sua iluminação, ele tem projetado com o mesmo rigor e clareza em todos os campos: móveis para B&B Italia. Herman Miller e Cassina; copos para Lobmeyr; alto-falantes da Bang & Olufsen; um projeto público em Mint Street, Londres; um bebedouro para o Museu Victoria e Albert. Seu trabalho também pode ser encontrado em coleções permanentes no Museu de Arte Moderna em Nova York, o Art Institute of Chicago, Victoria & Albert Museum, Londres, a MAK em Viena, o Conselho de Artesanato em Londres e o Centro FRAC em Orleans, França.

O Mestre da Luz 

Anastassiades acredita que, para projetar uma luz, primeiro é preciso abraçar a escuridão: não é necessário transformar noite em dia. Luzes para ele são um fonte de calor e o que mais o fascina é o brilho. Ao projetar uma luz, ele leva em consideração o fato de que a lâmpada estará apagada 80% do tempo, então ele trabalha para descobrir a relevância do objeto em seu estado mais constante – desligado. Na sua visão, uma lâmpada nunca é um objeto isolado porque precisa interagir com seu ambiente.

Ele foi atraído pelas qualidades poéticas da iluminação desde cedo, mas sabia que nenhuma empresa iria contratá-lo até que fosse reconhecido pelo seu trabalho. Em vez de desanimar, ele decidiu caminhar com as próprias pernas e começou a sua própria marca, isso deu a ele a chance de testar os limites e projetar sem compromissos. Quando ele começou a colaborar com Flos ele ganhou experiência e estava pronto para novos desafios. Lá, Michael tinha liberdade para inventar e podia contar com a experiência da empresa para experimentar com soluções e técnicas que até aquele momento ele não tinha acesso. A partir daí, os seus projetos tornaram-se mais ambicioso.

Michael Anastassiades na Maison & Objet

A MAISON & OBJET foi a primeira feira em que Michael Anastassiades apresentou a sua marca. Foi um momento importante para ele e uma chance de definir e desenvolver a identidade da sua marca. Em janeiro, ele quer oferecer uma experiência. Pela primeira vez, todas as suas 16 Mobile Chandeliers, serão exibidas juntas: no espaço escuro, as luzes, impulsionadas por motores, se moverão como planetas. Mais uma vez, Anastassiades está trabalhando simultaneamente com as vantagens e condições de escuridão e luz.