Projeto do Studio Arthur Casas vence prêmio internacional de arquitetura

Postado em 12 de novembro de 2020 por

O residencial ÍCARO Jardins do Graciosa, projetado pelo Studio Arthur Casas, foi o escolhido na categoria “residencial acima de 5 andares” do RTF Awards

Assinado pelo Studio Arthur Casas, o residencial ÍCARO Jardins do Graciosa venceu, na categoria residencial acima de cinco andares, o prêmio internacional Rethinking The Future, uma premiação da área de Arquitetura e Design. Localizado no bairro do Cabral, em Curitiba (PR), o projeto tem incorporação da AG7 Realty.

O conceito escolhido para o residencial foi o de casas suspensas e a valorização das áreas verdes que ladeiam os edifícios em toda a sua altura, em uma arquitetura plenamente integrada ao paisagismo assinado por Renata Tilli.

Com 4 mil m², o terreno contempla 21 apartamentos em três torres, muita luz natural, terraços exuberantes e jardins suspensos em todas as unidades. A vegetação é abastecida com um sistema automático de irrigação, que reutiliza a água, e a estrutura faz uso da ventilação cruzada.

“A estrutura de concreto busca o equilíbrio, pois serve de contraponto à madeira e ao vidro da fachada – materiais que enfatizam os conceitos de permeabilidade e transparência do projeto”, diz o site do RTF.

O empreendimento também concorre ao prêmio sul coreano Human City Design Award (Foto: Marcelo Araújo / Divulgação)
O empreendimento também concorre ao prêmio sul coreano Human City Design Award (Foto: Marcelo Araújo / Divulgação) 

 

“O ÍCARO Jardins do Graciosa tem por proposta sair do conceito do prédio de apartamento. Ele traz para o morador a escala da residência, da amplitude e da privacidade que ela proporciona. Os moradores do ÍCARO Jardins do Graciosa podem se sentir como habitando em uma casa, e não um apartamento”, explicou Arthur Casas.

A premiação do RTF, cuja sede fica em Nova Délhi, na Índia, prestigia o empreendimento e o transforma em exemplo, objetivando aumentar a conscientização sobre as estratégias que os profissionais estão empregando para lidar com os desafios globais de hoje. Além disso, busca trazer o melhor de tais projetos à luz para inspirar a próxima geração.

O ÍCARO Jardins do Graciosa também está na disputa do Human City Design Award, prêmio sul coreano, que reconhece projetos que entendem o design como ferramenta para melhorar os ambientes urbanos e criar um futuro sustentável. A premiação vem de Seul, capital da Coreia do Sul em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e diversas entidades de design.

O edifício projetado por Arthur Casas tem muita iluminação natural, vegetação e ventilação cruzada (Foto: Mari Smolka / Divulgação)
O edifício projetado por Arthur Casas tem muita iluminação natural, vegetação e ventilação cruzada (Foto: Mari Smolka / Divulgação) 

O residencial também já recebeu importantes prêmios do mercado de imóveis e da construção civil. São eles: o 23º Prêmio Master Imobiliário, na categoria “Profissional – Soluções arquitetônicas”, que contempla a concepção e o desenvolvimento de projetos focados em agregar qualidade ao imóvel ou na solução de problemas particulares causados pelo terreno no qual se encontra; o terceiro lugar no prêmio Saint-Gobain de Arquitetura Habitat Sustentável, na categoria “Profissional – Projeto Residencial” e o destaque no Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IABsp 2019) com projeto premiado na categoria Residencial Multifamiliar.

Em 2019, recebeu ainda a certificação Ouro do Green Building Council (GBC) Brasil Condomínio, que deu ao residencial o título de “empreendimento mais sustentável do país” e recentemente, foi selecionado para a 3ª edição do Prêmio Oscar Niemeyer. O projeto está concorrendo ao lado de 20 obras brasileiras, selecionadas pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).

Além do ÍCARO Jardins do Graciosa, outro projeto brasileiro venceu no RTF Awards: “Indústria Têxtil”, do escritório ES ARQUITETURA, na categoria Industrial.

O residencial também já recebeu outros importantes prêmios do mercado de imóveis, como o 23º Prêmio Master Imobiliário e o  terceiro lugar no prêmio Saint-Gobain de Arquitetura Habitat Sustentável (Foto: Marcelo Araújo / Divulgação)
O residencial também já recebeu outros importantes prêmios do mercado de imóveis, como o 23º Prêmio Master Imobiliário e o terceiro lugar no prêmio Saint-Gobain de Arquitetura Habitat Sustentável (Foto: Marcelo Araújo / Divulgação) 

Fonte: Casa e Jardim