Engenheiro Civil é preparado para resolver problemas

Postado em 8 de dezembro de 2020 por

Quando se fala em Engenharia Civil, muitos pensam que se trata apenas da construção de casas e edifícios, mas a atuação do profissional desta área é muito mais ampla.

Com visão ética e equilibrada sobre seu papel social e a responsabilidade com o meio ambiente, o engenheiro civil é um agente de mudanças. É ele quem projeta, desenvolve, implementa e melhora sistemas integrados que incluem pessoas, materiais, equipamentos e informações.

Treinado para resolver problemas e explorar oportunidades, pode atuar em muitos campos, seja projetando edificações (residenciais, comerciais e industriais), planejando, gerenciando e coordenando obras civis, realizando experimentos e serviços, perícias e avaliações imobiliárias, além de desempenhar funções como consultor e docente.

O curso da UNIFAE foi pensado para atender todas as áreas da Engenharia Civil e, tanto nas disciplinas básicas quanto avançadas, estimula o estudante a desenvolver o pensamento lógico.

“Nossa grade curricular é muito bem distribuída e planejada, a partir do modelo acadêmico baseado em “Engenharia de Transformação”, ou seja, tem o objetivo de trazer qualidade de vida à sociedade, proporcionando um melhor futuro para o desenvolvimento da região e do país.”, enfatiza o coordenador Prof. Dr. Marcolino Fernandes Neto.

 — Foto: Divulgação Ascom UNIFAE

Um dos diferenciais do engenheiro formado na UNIFAE é o contato com o corpo docente, formado em sua maioria por mestres e doutores, com ampla experiência prática em renomadas empresas.

“É muito importante que o estudante compreenda como aplicar a teoria que aprende. Para isso, contamos com laboratórios modernos e atualizados para o desenvolvimento de pesquisas científicas, em parceria com empresas públicas e privadas. Dentre vários laboratórios temos o CETEP – Centro Tecnológico de Engenharia e Pesquisa – onde os estudantes têm oportunidade de realizar pesquisas, prestar serviços a empresas da região e até fazer ensaios para empresas de todo país”, explica Marcolino.

Desde o primeiro semestre, o aluno já começa a realizar estágios e projetos de iniciação científica, recebendo todo apoio técnico e acadêmico para isto.

“No Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), ele escolhe um tema e desenvolve uma pesquisa, que pode até ser publicada como artigo”, enfatiza o coordenador do curso.

“Este é um grande diferencial para o estudante que quer ter esta vivência acadêmica. Aqui ele vai encontrar uma formação de qualidade para torná-lo um profissional de destaque no mercado, capaz de fazer a diferença”.

 — Foto: Divulgação Ascom UNIFAE

Fonte: G1