Custo da construção civil cresce 1,87% de março para abril

Postado em 31 de maio de 2021 por

Taxa teve a maior alta desde julho de 2013

O Sinapi, Índice Nacional da Construção Civil subiu 1,87% na passagem de março para abril deste ano. A taxa foi a maior desde julho de 2013. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (11) pelo IBGE, que apura o índice em parceria com a Caixa Econômica Federal.

O gerente do Sinapi, Augusto Oliveira, explicou que o resultado de abril foi puxado pela alta nos preços dos materiais. A taxa subiu 3,14% e foi a maior variação deste ano.

Já a mão de obra teve uma menor participação no índice geral, com taxa de 0,18%, abaixo da variação de 0,47% de março. Oliveira explicou que esta parcela só apresenta influência no índice quando há homologações de dissídios das categorias em estados com grandes representações, como São Paulo e Minas Gerais. E, neste mês de abril, só aconteceu no Maranhão.

As estatísticas do Sinapi são usadas na elaboração, análise e avaliação de orçamentos, enquanto os índices possibilitam a atualização dos valores das despesas nos contratos e orçamentos, principalmente em obras do setor público.

Fonte: www.agenciabrasil.ebc.com.br