Com IR menor, construção pode gerar o dobro de empregos, diz presidente da CBIC

Postado em 27 de julho de 2021 por

Uma possível redução do Imposto de Renda cobrado de pessoas jurídicas pode fazer com que empresas do setor de construção civil gerem o dobro de empregos em relação ao que é previsto para este ano, segundo José Carlos Martins, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Segundo ele, em janeiro e fevereiro, o setor gerou cerca de 45 mil empregos por mês e a expectativa até agora é que chegue a 300 mil no ano, metade da sua capacidade. A proposta de redução de 25% para 12,5% no IR, enviada recentemente pelo governo ao Congresso, porém, poderia estimular o reinvestimento no setor que, segundo ele, tem capacidade de chegar a 600 mil novos empregos por ano.

“Infelizmente, problemas no custo da construção inibiu o ritmo de geração de empregos. Se houvesse esses estímulos ao reinvestimento, o número que esperamos para este ano pode ser dobrado”, disse em entrevista à CNN.

Martins ainda elogiou as mudanças no projeto, divulgadas nesta terça pelo relator da proposta na Câmara. Entre as atualizações, está a retirada da tributação dos fundos de investimentos imobiliários e dos “come-cotas” em infraestrutura, logística e agronegócio, hoje isentos, mas que passariam a pagar alíquota de 15%, segundo o texto do governo.

“Sem dúvida, essa mudança foi para melhor, mas ainda precisamos nos aprofundar nos impactos de quando tem cadeia produtiva envolvida, que é o exemplo do meu setor, onde cada obra tem um CNPJ diferente”, alerta.

Fonte: www.cnnbrasil.com.br