A importância do capital de giro para o seu negócio

Postado em 30 de julho de 2021 por

Você está pensando em ter um negócio próprio? Então, um dos pontos mais importantes do seu planejamento está relacionado ao capital de giro. Essa expressão é bastante conhecida, mas qual o seu real significado e como ela afeta as atividades diárias de uma empresa?

Ficou em dúvida sobre o assunto? Então, venha com a gente que vamos detalhar os principais conceitos relacionados a esse tema. Assim, ficará bem mais fácil ter um bom crescimento empresarial, sem o aparecimento de problemas financeiros. Boa leitura!

O que é capital de giro?

O capital de giro são os recursos financeiros que você possui para utilizar de forma livre dentro da empresa. Ele é um tipo de investimento que funciona como “suprimento” para a realização de diversas atividades monetárias cotidianas e indispensáveis para o funcionamento da companhia.

O valor do capital é usado enquanto o dinheiro ganho com as vendas ainda não entrou no caixa, seja por questões que envolvem parcelamento ou atraso de clientes. Nesse meio tempo, seu negócio não pode ficar parado. Então, é necessário que você tenha saldo para realizar suas operações financeiras, sem ter prejuízo.

Como ele pode ser usado dentro do seu negócio?

Entender o conceito geral do capital de giro é muito importante para quem é empreendedor. Porém, toda teoria fica mais fácil de ser assimilada por meio de exemplos práticos, correto? Sendo assim, vamos explicar como, efetivamente, você pode usar esse tipo de recurso financeiro no cotidiano do seu negócio.

Pagamento de salários

Os funcionários são um recurso indispensável para o funcionamento de qualquer empresa. Por isso, o salário da equipe deve ser prioridade dentro da área financeira. Afinal de contas, colaboradores insatisfeitos trabalham com menos disposição, afetando a produtividade e a qualidade do negócio.

Mas, como realizar o pagamento quando um ou mais clientes atrasam o depósito de uma compra? Você utiliza o capital de giro para suprir essa lacuna financeira.

Pagamento de fornecedores

O pagamento de fornecedores também é muito importante para o crescimento empresarial. Sendo assim, é preciso ter dinheiro livre para fazer pedidos de matérias-primas, de novos maquinários, contratar empresas de transporte etc.

Todas essas operações financeiras são realizadas com os valores obtidos com as vendas do seu negócio. Contudo, quando há atrasos no pagamento ou a realização de vendas parceladas, você precisa ter dinheiro extra para dar continuidade às operações. É aqui que entra o capital de giro.

Regularidade com despesas fixas estruturais

As despesas fixas estruturais dizem respeito ao pagamento de impostos, contas de água, energia e internet, aluguel, entre outras coisas. Tudo isso são despesas fixas que seu negócio tem todos os meses, independentemente das vendas realizadas. E o capital de giro é importante para fazer com que essas estruturas continuem funcionando sem atrasos, mesmo em momentos em que faltem recursos dos clientes.

Como calcular o capital de giro?

O cálculo do capital de giro envolve conceitos da área de Ciências Contábeis, principalmente aqueles que estão relacionados a ativos e passivos circulantes.

Os ativos dizem respeito aos valores que entram na companhia como consequência das atividades desempenhadas. Eles incluem, entre outras coisas, contas a receber e estoque. Os passivos circulantes são as despesas que a empresa possui. Ou seja, as despesas estruturais, os salários dos funcionários, os fornecedores etc.

O valor de capital de giro que seu negócio precisa ter é o resultado da subtração entre o ativo e o passivo. Isso quer dizer que quanto maior forem suas despesas, maior é o valor do capital necessário para fazer a companhia funcionar com tranquilidade.

Além disso, o resultado final do cálculo não deve ser visto como algo fixo. Afinal de contas, a situação do seu negócio varia ao longo do tempo, seja em função do mercado, da sazonalidade do produto ou do serviço, da situação econômica do país, entre outras questões. Sendo assim, o cálculo deve ser atualizado regularmente.

Como gerir o seu capital?

Depois de calcular o valor necessário do seu capital de giro, é importante gerenciar esse montante para evitar desequilíbrios financeiros. Sendo assim, todo o dinheiro excedente pode ser movimentado para investimentos de curto prazo. Desse modo, o capital crescerá de forma constante ao invés de ficar parado, correndo o risco de desvalorizar com a inflação e outras alterações econômicas.

Qual a diferença entre capital de giro e investimento fixo?

É inegável que o capital de giro é um investimento empresarial, porém ele não pode ser confundido com o investimento do tipo fixo. Enquanto o primeiro corresponde a algo variável, o outro está relacionado ao valor despendido na área estrutural da companhia. Ou seja, envolve a compra de um imóvel, dos maquinários ou de um terreno, assim como a realização de obras a partir de projetos estruturais.

Sendo assim, pode-se dizer que o investimento fixo é o patrimônio estrutural da empresa, aquilo que ela precisa para funcionar e que não deve ser usado em transações financeiras cotidianas. Já o capital de giro tem, exatamente, esta finalidade. Ele é algo circulante, que ajuda a companhia nas suas operações monetárias.

Como o capital de giro interfere na obtenção de lucro?

A relação entre capital de giro e lucro é praticamente indissociável. Afinal de contas, esse recurso financeiro ajuda a empresa a manter-se em equilíbrio. Desse modo, ela consegue pagar funcionários e fornecedores em dia e mantém todas as suas despesas estruturais organizadas, mesmo quando as vendas não estão indo tão bem.

Isso quer dizer que não haverá a necessidade de realizar pagamentos com juros por atraso e nem solicitar empréstimos em bancos para suprir operações cotidianas. Ou seja, não haverá uma sobrecarga de despesas, algo que pode afetar fortemente a saúde financeira da companhia, assim como diminuir a obtenção de lucros.

Em resumo, se você tiver um bom capital de giro, suas receitas e despesas conseguem ter um maior equilíbrio e é muito mais simples aumentar a lucratividade do negócio.

Mas como vou conseguir capital de giro?

Em uma empresa que já está funcionando no mercado, o dinheiro do capital de giro deve ser gerado por meio das vendas regulares. Desse modo, uma parte do faturamento precisa ser reservada para essa finalidade.

Contudo, para quem está montando um novo empreendimento, esse recurso precisa vir na forma de um investimento inicial. Logo, a contratação de crédito pode ser aqui muito vantajosa. Em empresas como a CashMe, você conta com uma das menores taxas do mercado e prazos diferenciados.

Acessando seu site você faz uma simulação de empréstimo para conhecer todos os detalhes de sua proposta e avalia o quão promissório pode ser o crédito que você tanto deseja. Ação essa que vale muito a pena se pensarmos no spread bancário.

Isto é, com a simulação você conhece o valor da taxa de juros do seu empréstimo e não precisa se preocupar com surpresas no futuro. Por isso, não deixe de tirar suas dúvidas sobre o que é spread e qual é sua influência para sua negociação, isso pode fazer toda a diferença.

Depois disso, à medida que as operações forem sendo realizadas, é só pagar o capital solicitado em prestações que cabem no seu bolso e, ainda, ampliar o valor do capital de giro.

Bem, chegamos ao final deste texto. Esperamos ter esclarecido suas principais dúvidas sobre o assunto. E, agora, é só providenciar o capital que sua empresa precisa.

Fonte: www.agorams.com.br