Selo LEED de construção sustentável: por que escolher uma empresa reconhecida?

Postado em 20 de agosto de 2021 por

Marcas certificadas se destacam pelo descarte correto dos resíduos, que reduz os impactos de obras e mobiliários para o meio ambiente.

Quem já visitou uma obra ou teve a oportunidade de acompanhar o andamento de um trabalho de marcenaria sabe: o que não falta é resíduo para descarte. Não à toa, a sustentabilidade se tornou uma preocupação no setor de construção civil nos últimos anos. O movimento de profissionais que buscam por soluções para reduzir o impacto de seus projetos no meio ambiente só cresce.

Uma das entidades que despontou como liderança dessa iniciativa foi a Green Building Council Brasil. Formado por algumas das maiores empresas e especialistas do setor mais renomados do país, o grupo busca pavimentar o caminho para que edifícios nacionais possam ser erguidos e reformados de maneiras mais ecológicas.

A Atualle Divisórias, especialista em divisórias e móveis de alto padrão e soluções para arquitetura corporativa, é uma das representantes do Paraná no conselho. Destaque da indústria moveleira local há mais de 25 anos, a marca tem sido uma das grandes defensoras da luta para que produtos bonitos e funcionais sejam desenvolvidos dentro da regulamentação ambiental.

Conheça mais da trajetória de sucesso da Atualle

Qual é a importância de escolher uma empresa sustentável para seu projeto?
Mais do que uma mera questão de consciência, escolher uma empresa que tenha o cuidado necessário com seus resíduos significa escolher uma empresa que está fazendo seu trabalho de forma regular.

No Brasil, as instruções para descarte de materiais sólidos são regidas pela Norma Técnica 10004, da ABNT.  As regras vigentes no país são muito criteriosas, para assegurar que rios e solos não sejam contaminados por substâncias que são tóxicas quando concentradas na natureza.

Além da legislação, a crescente consciência ambiental dos clientes é outra frente de patrulhamento.

Com a disseminação cada vez mais acelerada das discussões sobre aquecimento global e mudanças climáticas, muita gente tem se recusado a comprar ou fazer negócios com quem não cria uma relação de responsabilidade com o tema. Consegue imaginar o impacto de executar projetos com uma empresa que, eventualmente, pode ser flagrada em um escândalo de descarte irregular, vinculando a imagem de todos os seus clientes à notícia?

Os próprios efeitos da acumulação de lixos sólidos no planeta também são um incentivo poderoso. No longo prazo, as más práticas de eliminação de materiais sobressalentes podem causar alagamentos em centros urbanos ou favorecer o aparecimento de pragas e vetores de epidemia, que se proliferam em meio aos entulhos.

Certificação LEED é bom norte para escolha
Mas afinal, como detectar as empresas que realmente têm um compromisso ambiental que não se resume a um discurso bonito e supostamente engajado?

Uma boa maneira é prestar atenção ao Selo LEED, sigla inglesa que vem de Leadership in Energy and Environmental Design (ou Liderança em Energia e Design Ambiental, em tradução livre). O sistema, que já é utilizado em mais de 150 países, foi criado para atestar que empresas e organizações da sociedade civil dos mais diversos setores estão impactando positivamente o meio ambiente.

Cada país possui mediadores responsáveis por atribuir o certificado. Em solo brasileiro, a Green Building Council Brasil faz o trâmite. Na construção civil, o selo é atribuído a cada projeto individualmente. Empresas envolvidas em múltiplas construções certificadas demonstram compromisso com a causa e são bem vistas pelo mercado neste momento de mudança de mentalidade.

Como parte da Green Building Council Brasil, a Atualle é uma ótima parceria para começar. Referência nacional em sustentabilidade, a marca criou uma linha que recebeu o nome de Desperdício Zero, justamente porque todos os materiais são reaproveitados, da matéria-prima ao produto final, que pode ser realocado em vez de descartado, gerando soluções sem causar impacto negativo ao planeta.

Para começar a desenvolver um projeto sustentável com a Atualle, não perca tempo e entre em contato agora mesmo.

Fonte: www.gazetadopovo.com.br