Com setor imobiliário aquecido, construtora cresce mais de 100% no Meio-Oeste

Postado em 12 de outubro de 2021 por

A Raum Empreendimentos, localizada em Campos Novos, pretende expandir sua área de atuação e se inserir no mercado nacional

Apesar da recente alta na taxa de juros básica da economia, que impacta outras taxas no sistema bancário, o mercado imobiliário brasileiro não sentiu esse reflexo de forma expressiva, incluindo Santa Catarina. Na contramão da Selic, alguns bancos, por exemplo, diminuíram as taxas para financiamentos imobiliários, o que pode impulsionar ainda mais esse segmento.

Com o setor aquecido, somente neste ano – até o final de julho -, a área de construção civil teve um saldo de 1663 empregos com carteira assinada no Estado. Chapecó registrou um saldo de 102 vagas formais de trabalho, segundo o Novo Caged e o Meio-Oeste também apresentou resultado positivo. Campos Novos e Joaçaba registraram 7 cada, por exemplo.

Ao falar sobre valorização dos imóveis, embora o litoral tenha frequente destaque, a região do Oeste e Meio-Oeste também têm tido crescimento. Segundo o Sindicato da Habitação do Oeste (Secovi-Oeste), o preço dos imóveis na região apresentou variação de 1,2% em setembro, chegando a R$ 2.357,91/m². Esse movimento fomenta o fortalecimento do segmento na região, apresentando, inclusive, um momento positivo para se investir.

Mercado aquecido reflete no crescimento de empresas do setor
Esse cenário positivo tem impactado diretamente empresas do segmento, como a construtora Raum Empreendimentos. Com sede no Meio-Oeste, a empresa teve crescimento de mais de 100% no ano passado. Com origem em Campos Novos, a Raum Empreendimentos iniciou um processo de expansão também para outras cidades, como Joaçaba, Curitibanos e Joinville. Hoje, a companhia conta com cerca de 100 colaboradores.

— Temos um plano de expansão nacional em longo prazo em parceria com nossos investidores. A meta é chegar a sete cidades nos próximos dois anos, com parcerias estratégicas com empresas como a Caixa Econômica Federal (CEF). Além disso, atuamos com produção em série visando atingir a massa populacional com produto bem acima do padrão de mercado — conta Rodrigo Becker, CEO da Raum Empreendimentos.

Junto da CEF, a construtora conta com condições de financiamento mais acessíveis, possibilitando juros menores e maior percentual de financiamento. Assim, oferece ao mercado produtos diferenciados e com pagamento facilitado.

​> Versatilidade faz do ripado o novo queridinho dos designers e arquitetos​

Com o boom no setor imobiliário no ano passado, a empresa implantou certificados de qualidade de obra, readequação e investimentos em metodologia construtiva para acelerar e padronizar as construções. Segundo o CEO, o aumento do déficit habitacional no país mostra uma ampla demanda que pode ser atendida por novos empreendimentos imobiliários.

— O mercado nacional só tem aumentado o déficit habitacional. Em 2005 eram 4,5M, 2020- 7,5M, e em 2030 a previsão é de 12M de moradias que faltarão no país, enquanto as construtoras entregam nesse último ano 159 mil moradias — detalha Becker.

Mudança de comportamento do consumidor impacta o mercado
O consumidor apresentou algumas mudanças no comportamento de compra nos últimos anos. Entre elas, a preferência por espaços mais amplos – o que pode ter sido impulsionado pelo tempo a mais em casa devido ao isolamento e pelo home office.

— Os condomínios fechados também passaram a ser muito visados para o público. Home office se encaixa direto nos condomínios entregues pela Raum porque possuem coworking — reforça.

Qualidade diferenciada na construção
Com nove anos de fundação, a Raum se consolida no mercado catarinense como uma das maiores construtoras do Meio-Oeste e a mais atuante do mercado, com mais de mil unidades vendidas até o momento.

Entre os destaques no momento, está a construção do condomínio Florença, situado em Joaçaba e em Curitibanos. O empreendimento conta com salas comerciais, espaço coworking, monitoramento 24h, piscina para adultos e crianças, pista de caminhada, quadra poliesportiva, playground e espaço pet.

A principal vantagem da Raum diante do mercado é a entrega do produto final. A empresa busca se destacar por meio da qualidade dos materiais, áreas de lazer e do acabamento. Com a metodologia utilizada, é possível dobrar o tamanho da casa a custo abaixo do mercado.

Conheça alguns empreendimentos da construtora:

— O produto que a Raum trabalha não tem nada que concorra no mercado, é um diferencial por ser casa, com possibilidade de ampliação e com acabamentos de padrão elevado, mas que o preço fica abaixo de um apartamento com área menor ainda que a casa. Somos a única construtora do Meio-Oeste a utilizar o sistema construtivo de paredes de concreto, o mesmo que grandes construtoras do país usam — complementa Becker.

De acordo com o CEO da Raum Empreendimentos, além dos materiais de primeira qualidade, inovação e dedicação para construir empreendimentos diferenciados, principalmente condomínios fechados de casas, a construtora disponibiliza suporte para os problemas dos clientes, conforme prazos estipulados previamente.

Fonte: NSC Total