6 Projetos de interiores que transformam a experiência espacial com vidros coloridos

Postado em 15 de outubro de 2021 por

O Polivinil Butiral (PVB) é uma resina conhecida por sua resistência, flexibilidade e transparência. Quando inserida ou colada entre dois painéis de vidro, a combinação—conhecida como vidro laminado—fornece uma camada extra de resistência física, proteção acústica e ultra-violeta sem consideráveis perdas na transparência do vidro. Não é por acaso que o vidro laminado é utilizado há décadas na confecção de para-brisas para automóveis.

Ao combinar diversas camadas de PVB, um vidro pode ser transformado em uma espécie de caleidoscópio de diferentes cores além de fornecer distintos graus de opacidade e transparência. A enorme gama de cores e acabamentos em PVB permite aos designers e projetistas desenvolver infinitas soluções personalizadas para cada projeto e ambiente. Pensando nisso, apresentaremos a seguir seis exemplos de projetos que fazem uso de soluções em vidro laminado com PVB:

Edifício de Ciências da Computação
Reino Unido

Para o Edifício de Ciências da Computação da Queen’s University em Belfast, os arquitetos da Kennedy Fitzgerald utilizaram o vidro laminado para adicionar um toque de criatividade à outrora enfadonha estrutura do edifício. Utilizado nas novas adições em forma de varandas e mezaninos internos, a incorporação de elementos translúcidos coloridos transformou completamente não apenas o espaço interior do átrio central do edifício, mas também a própria fachada. O uso de vidros laminados coloridos trouxeram vida nova ao edifício, o qual anteriormente era visto como um bloco monótono e inexpressivo.

Centro Educacional para Surdos e Cegos de Utah
Estados Unidos

A Jacoby Architects optou por utilizar detalhes em vidro de alto contraste para destacar algumas das características arquitetônicas específicas do seu projeto para o Centro Educacional para Surdos e Cegos de Utah, uma solução pensada para facilitar e promover a acessibilidade do edifício para seus usuários com visão reduzida. Os projetistas não pouparam esforços e fizeram uso de uma gama quase infinita de diferentes combinações de cores e graus de opacidade, criando um espectro de translucidez que vai do 100% transparente ao completamente opaco. Isso permitiu que que certas áreas comuns do edifício, como a escada, fossem amplamente iluminadas e coloridas, enquanto outras, como as salas de terapia, permaneceram mais privadas e controladas.

Centro de Oncologia Pediátrica Princesa Máxima
Países Baixos

Antigamente, os jovens pacientes do Centro de Oncologia Pediátrica Princesa Máxima, na cidade holandesa de Utrecht, eram obrigados a atravessar uma rua bastante movimentada para transitar entre o Hospital Infantil Wilhelmina e o Centro de Tratamento de pacientes com Câncer. Com a tarefa de resolver este problema, os arquitetos e engenheiros da LIAG decidiram criar um túnel naturalmente iluminado e colorido, não apenas para facilitar a transição entre os edifícios, mas assumindo uma função também simbólica, um percurso em direção à recuperação. Além de afetar positivamente o humor dos pacientes, o vidro laminado colorido permitiu criar uma eficiente barreira acústica para minimizar o ruído da movimentada rua entre os dois edifícios.

Complexo do Shopping Emporia
Suécia

Em seus dois acessos principais, seja a leste ou a oeste, o Complexo do Shopping Emporia impressiona pela variedade de cores e tons. Definidos por uma escultural fachada ondulada colorida, estes dois acessos foram inteiramente executados em painéis de vidro laminado colorido.

Uma vez no interior do edifício, este Shopping Center temático na Suécia nos hipnotiza através de um expressivo uso da cor e de diferentes níveis de translucidez. Balaustradas e escadas rolantes azuis brilhantes, corrimãos verdes acompanhando lustres e forros vermelhos translúcidos proporcionam uma experiência espacial única aos visitantes.

Sensor City
Reino Unido

Através da sobreposição de várias camadas de PVB, é possível criar uma grande variedade de cores e efeitos. Além disso, as próprias camadas de resina também podem ser cortadas e posicionadas de acordo com um projeto específico, o que significa que, diversos padrões e desenhos podem ser incorporados tanto dentro quanto fora da fachada ou elementos de vidro.

Desta forma, conforme o ângulo de inclinação do sol, a fachada do Sensor City de Liverpool revela uma série de pequenos elementos inspirados na arquitetura dos computadores, transformando a experiência do espaço ao longo do dia e da noite. A sombra destes pequenos adesivos de PVB, cria uma espécie de padrão de luz e sombra capaz de inspirar os usuários e visitantes.

A solução em vidro laminado colorido multifuncional, desenvolvida por empresas como a Vanceva, pode ser utilizada para substituir qualquer tipo de superfície, interna ou externa, plana ou curva, suspensa ou estrutural, trazendo alegria e positividade a qualquer projeto.

Mirante do Penhasco do Arco-Íris
China

Embora não seja tecnicamente um projeto de “interiores”, suspenso sobre a encosta de uma montanha, a solução em vidro incorporado em PVB permitiu aproveitar ao máximo as vistas do popular mirante do Penhasco de Vidro Arco-íris na China. Inspirado no fenômeno meteorológico que lhe dá nome, as camadas de resina utilizadas nessa fachada de vidro proporcionam uma proteção extra aos corajosos viajantes que decidem atravessar esta impressionante passarela suspensa de vidro—um alívio aos mais de 500 mil visitantes que passam pelo local todos os anos.

Fonte: Archdaily