Casas de campo: 10 projetos que unem arquitetura e natureza

Postado em 20 de outubro de 2021 por

Mudar-se para o campo foi uma alternativa buscada por muitas pessoas na procura de melhores condições de vida e mais espaço durante a pandemia. Além de terrenos maiores e com melhor custo, as áreas mais rurais do Brasil também oferecem o privilégio do convívio com a natureza.

Selecionamos dez projetos para inspirar você que deseja realizar esse sonho! Para ver mais sobre cada casa, clique na foto do imóvel.

1. Sustentável
A sustentabilidade é o ponto principal desta casa de 260 m² de área construída em um terreno de 2 mil m² em Botucatu, no interior de São Paulo. No projeto do escritório Juliana Fabrizzi Arquitetura (@julianafabrizzi_arquitetura), o reuso de materiais, principalmente tijolos e esquadrias de demolição, são um ponto forte.


Com o formato de quase um “U” completo, a casa foi construída no alto de um condomínio em meio a um vale (Foto: Marco Antonio / Divulgação)

2. Arquitetura original
A casa de 250 m², implantada em um terreno de 1 mil m², no bairro de Patamares, em Salvador, na Bahia, é assinada e pertence à arquiteta Jéssica Araújo (@jaarquitetura). Para o projeto móveis, revestimentos e decorações foram aproveitados de outras construções, priorizando a sustentabilidade. Portas e janelas foram mantidas da arquitetura original, que foi modificada e reduzida para abrigar as necessidades da pequena família.


Na sala de estar, sofá e banco também servem de mesa de centro, ambos da Lider Interiores de couro natural. Tapete da Bagdá. Quadro do fotógrafo Kiolo (Foto: Gabriela Daltro / Divulgação)

3. O clássico rústico
Integração com o exterior, reaproveitamento de materiais e rusticidade são os pontos altos da reforma realizada nesta casa de campo de 1.100 m² em Ibiúna, São Paulo, que ocupa um terreno de 17 mil m². O Estúdio Penha (@estudiopenha) assina o projeto.


Na área social, a retirada do forro aumentou a altura do pé-direito. A estrutura do telhado foi reforçada com treliças metálicas após a demolição de paredes para criar o grande living. A parede revestida de pedras da região continua na varanda gourmet, coberta por pergolado metálico, vidro e gravetos de eucalipto. Na mesa de jantar, cadeiras do Atelier Carlos Motta. Pendentes da Forja Recicla (Foto: Fran Parente / Divulgação)

4. Contemporânea
Esta casa, localizada no interior de São Paulo, tem 1.000 m² de construção e possui área social totalmente integrada com living, jantar, varanda e área gourmet. O ​​Studio Julliana Camargo (@jullianacamargo) assina o projeto de interiores com decoração alegre e estilo contemporâneo.


A vegetação abraça o entorno da casa, deixando-a totalmente integrada com a natureza. Nela foram inseridas palmeiras para valorizar arquitetura e paisagismo (Foto: Maira Acayaba / Divulgação)

5. Aconchegante
O arquiteto Marcelo Seferin, que comanda o escritório Seferin Arquitetura (@seferinarquitetura), foi o responsável pela construção desta casa de 1.080 m². O imóvel foi projetado para que o casal morador recebesse filhos e netos de maneira aconchegante. A residência possui área social e íntima no mesmo nível, um desafio para o profissional, que precisou enfrentar as dificuldades de um terreno em declive.


Com as áreas integradas e no mesmo nível, a circulação pela casa é mais livre. O piso e o forro de madeira são da PauPau (Foto: Evelyn Müller / Divulgação)

6. Mimetizada
A reforma desta antiga casa em Butiá, no interior do Rio Grande do Sul, transformou a fachada e a decoração dos interiores para resgatar a edificação e sua relação com a paisagem. A pintura toda preta é para mimetizá-la entre as árvores e os arbustos. No projeto, realizado pelas arquitetas Caroline Maduell e Fernanda Ness, do escritório Arquisimplica, o desenho conceito do imóvel foi mantido.


O preto das paredes e a madeira criam um contraste elegante com o verde natural. Esquadrias da Moldulyne Portas e janelas em PVC (Foto: Roberta Gewehr / Divulgação)

7. Chalé com anexo
Esse terreno de 1.200 m² com um charmoso chalé mobiliado de 100 m² em Mairiporã, foi adquirido por um casal que, após a aquisição, percebeu que precisaria de mais espaço para receber amigos e familiares. O escritório Macro Arquitetos (@macroarq) ficou responsável pela construção do anexo.
A casa de 195 m² com área gourmet, sala de lareira e de jogos, totalmente integradas, fica no limite do vizinho e é voltada para o vale arborizado.


Os dois níveis de pé-direito, com lajes soltas uma da outra, criaram a faixa para a entrada de luz entre os ambientes integrados. A bancada da cozinha tem iluminação zenital pelo caixilho entre a parede alta, que isola visualmente o vizinho, e o rasgo no teto. Armário e prateleiras feitos pelo morador. A ilha, 5 x 1,30 m, tem fogão a lenha e cooktop. Coifa da Acqua Nobre. Régua de luz da Yamamura. Banquetas, mesa de jantar e cadeiras da Armazém Brasil. Pendentes feitos com cestos de palha pelos moradores (Foto: Victor Affaro / Casa e Jardim)

8. Com vista para as montanhas
Thiago Bandeira de Mello, do escritório Ficus Vimaden (@ficusvimaden_mg), é o responsável pelo projeto desta casa, localizada no Condomínio Eco Casa Branca, em Brumadinho, Minas Gerais. O terreno de 1000 m² tem uma vista de quase 360° para as montanhas, que foi o ponto de partida para a ideia de abrir toda a parte social, com o espaço gourmet e de lazer de frente para o pôr do sol da região.


A planta da casa de 250 m² é dividida em dois blocos – o social, estruturado com madeira, grandes panos de vidro e de concreto, com alto pé-direito e bem integrado com a área externa; e o bloco íntimo, com volumes intercalados de madeira (duas suítes) e alvenaria (garagem, banheiros e área de serviço) (Foto: Jomar Bragança / Divulgação)

9. Com áreas abertas
Em Feira de Santana, na Bahia, essa casa de 430 m² esbanja sossego. Construída no início do século 20, foi reformada pelos arquitetos Gilberbet Chaves e Cristina Chaves (@cristinachaves_arquitetura), que destacaram as áreas abertas voltadas para fazer refeições em família.


Branca e com janelas pintadas de azul, a casa avarandada ganhou portas pivotantes de vidro e aço corten para integrar melhor o interior e o exterior (Foto: Victor Affaro / Casa e Jardim)

10. Ideal para receber
O arquiteto carioca Daniel Gusmão (@danielgusmaoarquitetos) projetou esta casa de estilo contemporâneo, que atende às necessidades do dia a dia e também é ideal para receber uma família em crescimento. Todos os ambientes são integrados à área de lazer e ao jardim, assinado pelo paisagista Odilon Claro, da Anni Verdi.

A principal reivindicação para a área externa de 1.200 m² era que o jardim refletisse o aspecto moderno da moradia e acrescentasse linhas sinuosas ao projeto (Foto: Victor Affaro / Divulgação)