Ventilação natural: estratégias tradicionais de resfriamento em casas no Paraguai

Postado em 17 de novembro de 2021 por

Localizado na região central da América do Sul, o Paraguai possui uma grande variedade de condições geográficas, com paisagens e recursos diversos. Em geral, o território está enquadrado em uma área de alta umidade e temperaturas amenas, que prevalecem durante todo o ano, com verões quentes e chuvosos e invernos amenos. Nestas condições, o arrefecimento dos espaços interiores adquire grande relevância e os sistemas de ventilação passiva são especialmente levados em consideração nas fases iniciais do projeto.

O enorme gasto de energia dos sistemas de ar condicionado – que, na verdade, respondem por 10% do consumo mundial de energia – tem impulsionado a recuperação progressiva dos sistemas de refrigeração passivos. A ventilação por convecção, ventilação cruzada natural e resfriamento através de poços canadenses ou provençais podem, combinados com o uso correto de materiais e elementos de construção, melhorar o conforto térmico e reduzir o consumo de energia.

A seguir, apresentamos oito casas localizadas em várias regiões do Paraguai que utilizam sistemas de ventilação natural para resfriar e renovar o ar em seus ambientes internos:

Ventilação por Poço Canadense
O poço canadense – ou poço provençal – é uma técnica que permite a ventilação e a climatização de interiores de forma natural. O sistema é constituído por uma série de tubos por onde circula o ar que, colocados no subsolo a uma determinada profundidade (cerca de dois metros), percorrem vários metros ligando o exterior com o interior e permitindo uma troca de calor entre o ar circulante e a terra que o rodeia ao longo do caminho. No verão, como a temperatura do ar exterior é superior à temperatura média a dois metros de profundidade, à medida que o ar circula pelos tubos, vai perdendo o calor e chegará à casa alguns graus mais baixo, arrefecendo as superfícies.

Residência Takuru / José Cubilla
Localização: Piribebuy, Paraguai
Ano: 2016

Residência Ñasaindy / ArquitecTava
Localização: Obligado, Paraguai
Ano: 2019

Ventilação de Convecção Natural
Na convecção natural, o ar que recebe calor (dentro) torna-se menos denso pelo fenômeno da expansão térmica e, consequentemente, sobe. O ar mais frio (externo) então se move para substituí-lo, formando uma corrente de convecção e gerando um movimento ascendente que ventila e renova o ar das instalações; Este efeito de ventilação é obtido posicionando uma série de aberturas próximas ao solo para que o ar frio entre no espaço empurrando a massa de ar quente para cima, onde as saídas de ar deverão ser colocadas, seja no teto ou no alto das paredes.

Esboço / Estudio Elgue
Localização: Asunción, Paraguai
Ano: 2012

Fonte: Archdaily