NOVO PROJETO LEVISKY ARQUITETOS PARA O SENAC BEBEDOURO

Postado em 29 de novembro de 2021 por

O projeto busca promover experiências sensoriais, estimular a percepção e aproximar a arte do cotidiano das pessoas. Foto: Nathalie Artaxo e Pedro Mascaro

Em sintonia com a proposta pedagógica do Senac, a nova unidade do Senac Bebedouro, localizada no interior de São Paulo, com projeto de arquitetura da Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana, traz espaços de aprendizagem que expandem as oportunidades aos alunos, com ambientes internos e externos, salas multimídia, áreas de estar para leitura e convivência ao ar livre. Esses ambientes também foram projetados para serem totalmente acessíveis para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

 

Com linguagem contemporânea, a solução arquitetônica estabelece um marco na paisagem urbana, potencializada pela volumetria. A partir de diretrizes de setorização das atividades, a volumetria com três volumes distintos, de diferentes dimensões, marca a esquina, ponto de maior visibilidade da edificação, além do Complexo de Convivência, composto especialmente pela Biblioteca, Auditório e Terraço de Convivência/Café.

Parte integrante do projeto arquitetônico, a comunicação visual exerce papel fundamental para a ambientação e a circulação de pessoas nos espaços projetados. Assim, a linguagem de cores e as formas adotadas facilitam e universalizam a orientação do usuário na edificação.

O edificio também valoriza a captação de iluminação e ventilação naturais. Nos ambientes voltados para a face sul, a fachada tem fechamento em vidro com caixilharia que prima pela transparência e, assim, permite captação das visuais do entorno. Já nas fachadas das faces norte e oeste, assim como noroeste e sudoeste, a ventilação se estabelece a partir da composição de uso de caixilhos e ventilação natural em conjunto com brises.

Nas fachadas leste e nordeste, onde encontra-se a biblioteca, e sua sala de leitura com pé-direito duplo figura uma pele de vidro que garante a captação de iluminação e ventilação naturais. Uma empena cega com um mural artístico envolve a área do auditório, adentra a biblioteca, intensifica o caráter lúdico do edifício e valoriza a arte brasileira.

Fonte: Levisky Arquitetos