Fachadas marcantes, usos mistos e rigor nos detalhes

Postado em 6 de dezembro de 2021 por

Em nossa última newsletter de 2021, apresentamos o projeto de estruturas desenvolvido por nossa equipe para o empreendimento Jardim Faria Lima, idealizado pela incorporadora JFL Living e atualmente em construção em São Paulo pela Lock Engenharia.

arquitetura

Com mais de 31 mil m² de área total construída, o Jardim Faria Lima está localizado na zona Oeste da capital Paulista, em um dos cruzamentos arteriais mais importantes da cidade: entre as Avenidas Rebouças e Brigadeiro Faria Lima. O empreendimento possui fachada ativa, com um pavimento térreo destinado a lojas e serviços e uma passagem livre para pedestres, conectando a Avenida Rebouças com sua paralela, a Rua Henrique Monteiro.

O edifício conta com 27 pavimentos, sendo os quatro primeiros acima do térreo previstos para escritórios e os subsequentes destinados a unidades residenciais. Desenvolvido pelo escritório Aflalo/Gasperini Arquitetos, o projeto arquitetônico prevê uma torre com fachada principal avarandada, onde os pavimentos pares e ímpares se intercalam de modo a formar uma linguagem geométrica e de impacto marcante para observadores no nível do pedestre.

estrutura

Concebida e desenvolvida pela França e Associados Projetos Estruturais, a estrutura do empreendimento foi projetada em concreto armado moldado in loco. Entre os diversos desafios estruturais deste projeto, destacam-se as transições estruturais necessárias entre os pavimentos de usos e tipologias de layout diferentes previstos no edifício.

Entre os pavimentos-tipo de uso corporativo/comercial e os pavimentos residenciais subsequentes, por exemplo, foi essencial o estudo rigoroso de um pavimento intermediário especial (5º pavimento) que não apenas solucionasse a alteração da posição de pilares, mas também contemplasse as áreas de lazer de grande escala previstas no projeto de arquitetura. Desse modo, o pavimento possui uma solução estrutural composta de diversas vigas de transição posicionadas, dimensionadas e detalhadas de maneira a possibilitar a distribuição segura de carregamentos entre pavimentos, e o atendimento às especificidades arquitetônicas necessárias para as piscinas, academia e áreas comuns.

Vale lembrar, além disso, outros detalhes interessantes, como o uso de faixas de lajes protendidas nos pavimentos-tipo, que em muito beneficiou o sistema estrutural final com maiores vãos, menores espessuras de laje e menor peso total da estrutura.

Estes e outros detalhes especiais deste projeto de estruturas podem ser conferidos no modelo 3D resultante do trabalho da França e Associados para este empreendimento utilizando ferramentas BIM.