Bem-estar como tendência em projetos de arquitetura

Postado em 8 de dezembro de 2021 por

O que você busca para o seu lar? Ambientes confortáveis, que proporcionam bem-estar, além da beleza da decoração? Se respondeu sim, saiba que você não está sozinho. O bem-estar é tendência e o design é uma forma de criar espaços que tragam benefícios para os campos emocional e ambiental. Essa busca ficou ainda mais evidente durante a pandemia, com a adoção do modelo home office de trabalho.

Segundo uma pesquisa do instituto Ipsos, encomendada pelo Fórum Econômico Mundial e divulgada pela BBC News Brasil, 53% dos brasileiros declararam que seu bem-estar mental piorou um pouco ou muito em 2020 e, assim, é necessário dar às pessoas um senso de controle sobre o próprio futuro, indo além de como o indivíduo se sente e analisando como ele existe na sociedade. Entre tantos questionamentos e observações, pode-se destacar que as transformações nas relações influenciam diretamente nesse processo de descobertas e, nesse caso, a casa e o trabalho não ficam para trás.

“Um estudo norte-americano sobre o bem-estar no local de trabalho mostrou que o bem-estar emocional e ambiental está no topo das prioridades. O design deve ser usado como uma ferramenta para criar espaços experienciais que proporcionem esses benefícios. De alguma forma, trabalhar em casa se tornará a principal expectativa de empregadores e trabalhadores. Os empregadores estão se beneficiando do aumento da produtividade, enquanto os funcionários abraçam a flexibilidade, a economia de custos e a redução do estresse no deslocamento”, explica Mirela Dufrayer, expert da WGSN, empresa líder em tendências de comportamento e consumo.

Outro ponto importante é a necessidade de criar um equilíbrio entre vida profissional e pessoal, para garantir satisfação, tranquilidade e, consequentemente, produtividade. Nesse caso, uma opção é que a empresa “considere instituir uma política de ‘trabalho em janela’, que permita aos funcionários estruturarem seu dia da maneira que acharem melhor. Isso não apenas os ajuda a cumprirem as obrigações familiares necessárias, mas também permite que outros trabalhadores construam um estilo de vida além da arcaica estrutura das nove às cinco”, complementa Mirela.

No que diz respeito à casa, a tendência é a incorporação de áreas verdes e de espaços que possibilitem a prática de rotinas de bem-estar, como os rituais de autocuidado com o corpo e a prática de atividades físicas. Confira uma seleção de projetos pensados no bem-estar para se inspirar.

Iluminação é aliada do bem-estar
Cozinha e lavanderia: A luz branca é a ideal para aumentar a luminosidade, já que se trata de ambientes com bastante atividades. Entretanto, em ambientes integrados com outras áreas, como a sala de jantar e estar, o ideal é manter a tonalidade em todos os ambientes, neste caso com o branco morno (3000k);

Sala de estar e jantar: Ao reunir pessoas para refeições, é essencial que a iluminação seja mais intensa, por isso os pendentes são muito bem-vindos sobre a mesa. Entretanto, no estar uma luminária de piso ou posicionada em uma mesa de centro ou lateral se revelam como escolhas agradáveis;

Dormitórios: Em cômodos pequenos, deve-se sempre pensar na iluminação que traga mais comodidade. Portanto, a utilização de trilhos com spots permite criar um jogo de luz e sombra que são ideais para relaxar após um dia intenso de trabalho. Além disso, arandelas e pequenos pendentes nas laterais das camas, ou na cabeceira, trazem soluções adoráveis para quem busca suavidade;

Banheiro: Trabalhar em uma iluminação embutida difusa, que se camufla com o forro, é o clássico de projetos residenciais de banheiros. Além disso, próximo do espelho, não se pode esquecer de uma arandela, que auxilia em situações como a maquiagem ou o fazer a barba.

Fonte: Diário da Região