Como a arquitetura de interiores contribui para destacar a praticidade e personalidade nos projetos de dormitórios

Postado em 14 de fevereiro de 2022 por

A arquiteta Isabella Nalon revela, através de seus projetos, como o quarto pode ser explorado no décor, oferecendo bem-estar completo

O dormitório é um dos principais cômodos dentro de uma residência, pois é nele que os moradores vivenciam seus momentos de descanso e intimidade. Como premissas, o projeto requer conforto, praticidade e personalidade | Projeto Isabella Nalon Arquitetura |Foto: Julia Herman

Cada cômodo da casa exige um tipo de atenção no desenvolvimento do projeto de arquitetura de interiores. Na riqueza de detalhes, o dormitório é reconhecido como o cômodo que requer ainda mais atenção para evidenciar a personalidade do morador, além de oferecer os recursos propícios ao descanso e momentos de tranquilidade. E na resolução do layout, essas sensações precisam estar presentes no conjunto que reúne cama, mesinhas laterais e armários, entre outros mobiliários. Junto com eles, entram em cena a distribuição das peças, cores – incluindo aquelas presentes no enxoval e outros itens decorativos –, bem como a iluminação e organização. “Todos esses atributos influem diretamente no bem-estar”, enfatiza a arquiteta Isabella Nalon, à frente do escritório que leva seu nome.

Para ela, cada vez mais o dormitório vem se ressignificando, deixando de ser um local dedicado ao dormir para se tornar um refúgio aos moradores que desejam se desligar dos compromissos e das preocupações diárias. “Há também de se considerar que a qualidade do sono está diretamente ligada às condições de serenidade que o ambiente dispõe. E pelo caráter de privacidade e sossego, vem conquistando outras funções, como o espaço eleito para o home office. Com isso, não é de estranhar a importância que alçou no lar”, comenta a arquiteta.

Para quem pretende, em 2022, realizar o sonho do dormitório, confira dicas e inspirações apresentadas a partir dos projetos realizados por Isabella Nalon.

Dormitório com personalidade

Neste dormitório, o estilo de vida do morador foi realçado pela arquiteta Isabella Nalon. A paixão por viagens é assinalada pela escolha do adesivo de mapa mundi que reveste toda a parede de cabeceira. Na cômoda ao lado da cama, a memória afetiva de um móvel de família | Foto: Julia Herman

Para refletir a personalidade do morador, que é apaixonado por viagens, a arquiteta elegeu o décor vintage para mesclar toques de modernidade com memória afetiva. No dormitório, um dos elementos que mais se destaca é o adesivo de parede com desenho de um mapa mundi antigo, que em um piscar de olhos transpõe o morador em um passeio pelas lembranças dos diversos países que já visitou. Ativando também sua memória afetiva, a cômoda – uma herança de família –, ocupa o lugar onde normalmente ficaria uma mesa de cabeceira. “Neste quarto também não falta praticidade, que está muito bem representada pelo piso vinílico com visual de madeira, super fácil de manter e que deixa o chão em uma temperatura agradável para pisar descalço”, comenta a arquiteta.

Do outro lado, o pequeno home office exala ares de outrora, com a escrivaninha envelhecida acompanhada por uma cadeira que pertenceu ao Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.

Décor romântico

Além de prático e confortável, um quarto de casal também pode ter a proposta de exalar o romantismo. Para tanto, a arquiteta Isabella Nalon trabalhou com uma paleta de cores claras, incluindo o rosa antigo, e a delicadeza das boiseries que decoram as paredes| Foto: Julia Herman

Seguindo o estilo de cada morador, o quarto de casal pode e deve (por que não?) exaltar uma dose de romantismo para reforçar ainda mais a união. Com uma paleta clara – o branco, rosa e cinza –, neste projeto, Isabella optou por revestir as paredes com boiserie, trazendo a sutileza desse elemento clássico francês que continua em alta e, no contraponto, a cabeceira preta. No enxoval completo da cama, destaque para almofada de borboleta, repetindo a mesma nuance de rosa envelhecido da parede.

O branco denota uma relação direta com os dormitórios, já que transmite calma e leveza. Para Isabella, o segredo é saber combinar as tonalidades, de forma a não deixar o dormitório sem graça ou cansativo | Foto: Julia Herman

Os moradores, que pediram a Isabella um ambiente capaz de transmitir a eles a sensação de tranquilidade absoluta, encontrou no dormitório branco a resposta. A cor, que reverbera a ideia de pureza, paz, simplicidade e limpeza, pode, em um primeiro momento, dar a impressão de ausência de personalidade. Entretanto, para alcançar o resultado esperado, Isabela especificou um papel de parede cinza, assim como a marcenaria laqueada e o piso de madeira que atuaram no intuito de aquecer e dar vida ao dormitório. O espelho, acima da cabeceira, entrou como artifício para ampliar o espaço.

Aconchego e praticidade

Conforto e acolhimento são sentimentos imprescindíveis dentro de um dormitório. Com móveis, cores e materiais bem pensados, a arquiteta executou um ambiente gostoso, moderno e atemporal | Foto: Julia Herman

O conforto é um dos principais elementos em um dormitório. Nesse projeto, a arquiteta foi incumbida da missão de dar um up e repaginar o décor. Para tanto, manteve a cabeceira já existente e inseriu novos itens como as almofadas, a peseira da cama e vasinhos para as flores que se mesclaram ao acervo dos moradores. Para quebrar a sobriedade do branco, o papel de parede com arabesco oferece um leve brilho e um charme a mais.

Dispondo praticidade para o quarto, de frente para a cama está a TV que é acompanhada por um móvel que estendeu sua superfície para abrigar o home office. Para essa imagem de um eletroeletrônico que mais parece um quadro pendurado na parede, Isabella escondeu os fios nos conduítes presentes dentro da parede. “Esse dormitório reflete detalhes que exaltam a atmosfera serena que deixou tudo ainda mais acolhedor”, conclui ela.

Sobre a arquiteta Isabella Nalon

Com uma carreira sólida e experiência proveniente de mais de 20 anos de trabalho, Isabella Nalon percorreu uma trajetória de muitos estudos e pesquisas na área de Decoração e Arquitetura. Sua experiência atuando como arquiteta na Prefeitura da cidade de Münster, na Alemanha (1997), ajudou a criar uma visão plural e ampla de diferentes culturas e públicos, o que se tornou um diferencial em seu percurso profissional. Em 1998, inaugurou seu escritório em São Paulo e se especializou em projetos arquitetônicos residenciais, comerciais e de decoração de interiores. Frequentemente, tem projetos reconhecidos e publicados por renomados portais e revistas de arquitetura e decoração, consolidando o escritório na lista dos mais importantes da capital paulista.

Instagram: @isabellanalon
Site: www.isabellanalon.com
Linkedin: Isabella Nalon
Tel.: (11) 94453-5500

Fonte: Revistaqualimovel