Podcast da Casa Vogue discute os fatores que envolvem a elaboração de projetos na natureza

Postado em 17 de fevereiro de 2022 por

Para discutir o assunto, recebemos o arquiteto Daniel Mangabeira, do escritório Bloco Arquitetos

No dia 10, estreia o quinto episódio da Projetualidades, série do Desígnios, o podcast da Casa Vogue. Desta vez, conversamos com o arquiteto Daniel Mangabeira, do escritório Bloco Arquitetos, para debater o tema: Construir na natureza: ocupar para preservar.

Em meio às mudanças climáticas, é primordial abordar a responsabilidade da construção civil na pauta ambiental. Estima-se que essa indústria responda por metade do gás carbônico lançado na atmosfera e por quase metade dos resíduos gerados em todo o mundo, algo entre dois e três bilhões de toneladas por ano. Neste bate-papo com Daniel, buscamos entender como a arquitetura pode contribuir para atenuar esses índices.

Ao longo da entrevista, o arquiteto também comentou a respeito dos projetos realizados na região da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, e detalhou quais são as particularidades do Cerrado, bioma característico do local. Quer saber mais? Então, aperte o play no Spotify ou Deezer.

Nos espisódios anteriores…
No primeiro episódio da Projetualidades, De Inhotim à Barra da Tijuca: os desafios da arquitetura de museus, discutimos o importante papel da arquitetura no setor cultural. Para debater o tema, recebemos o arquiteto Carlos Alberto Maciel, um dos sócios no escritório mineiro Arquitetos Associados. Eles assinam diversos pavilhões no Instituto Inhotim, em Brumadinho; o Museu do Pontal, recém-inaugurado no Rio de Janeiro; e desenvolveram também o projeto da Pina Contemporânea, ainda em obras em São Paulo.

Em A loja como lugar de experiências: mais que varejo, emoção, conversamos com a arquiteta Bel Lobo sobre como o consumidor precisa realmente de bons motivos para se deslocar até uma loja física. Neste cenário é que entra a tal da experiência, conceito que também vem impactando fortemente nossa forma de consumir. Ouça e entenda como a arquitetura contribui para uma experiência de compra marcante.

No terceiro episódio da Projetualidades, Fernando Forte, do escritório FGMF, debateu o tema: Escritórios: novos objetos do desejo?. Ao longo do bate-bapo, o arquiteto falou a respeito das mudanças que o FGMF notou nos pedidos recentes de projetos de escritórios corporativos e de que forma essas demandas nos dão pistas de como os melhores ambientes de trabalho serão daqui para frente.

Fonte: Casa Vougue