Plantas flexíveis são tendência nos novos empreendimentos

Postado em 7 de março de 2022 por

Clientes podem personalizar o futuro imóvel desde que alterações respeitem limitações técnicas dos projetos

O sonho de comprar um apartamento na planta ganhou um upgrade: a personalização dos espaços. Oferecer plantas flexíveis é uma das novas estratégias das incorporadoras para atender a todos os anseios dos clientes. As restrições limitamse às chamadas áreas molhadas (banheiro e cozinha), mas, escolhida a localização e a incorporadora, o comprador pode alterar praticamente tudo.

Coordenadora de Projetos da Mozak, Clarissa Grinstein diz que, tirando as exigências técnicas dos projetos, o cliente tem toda a liberdade de trazer o próprio arquiteto para propor alterações na planta. O Areia, empreendimento com 14 unidades entre 236 e 537 metros quadrados no Leblon, é fruto desse trabalho que a incorporadora vem fazendo junto aos clientes para entender que tipo de flexibilidade eles gostariam de ter em seus apartamentos.

— Num mesmo empreendimento, temos casos de famílias que buscam três quartos e de outras que querem uma suíte principal, um escritório e uma sala mais ampla. Quando oferecemos ao cliente a possibilidade de personalizar o imóvel ainda durante a construção, evitamos obras e gastos após a entrega do imóvel — diz Clarissa.

O Lineu 708, parceria do Opportunity Fundo de Investimento Imobiliário com a Performance Empreendimentos Imobiliários, segue a mesma linha. Os compradores das 13 unidades também contam com a possibilidade de adaptar a planta, levando em consideração apenas a estrutura do prédio.

— A personalização é uma tendência forte hoje, precisamos conhecer os desejos do comprador para que o apartamento ofereça exatamente o que ele quer ou precisa — afirma a diretora Comercial da Performance, Carolina Lindner.

A executiva explica que o modelo de plantas flexíveis permite, por exemplo, que um casal sem filhos opte por uma sala maior na entrega do imóvel e depois reverta o espaço para ter mais um quarto quando a família aumentar. A cobertura do empreendimento foi vendida nesses moldes. A compradora morava em uma casa de mais de 500 metros quadrados e queria se mudar para o prédio sem perder o conforto da residência anterior.

— Desenhamos a planta a quatro mãos. O escritório se integra à suíte master, que tem dois banheiros para o casal, e a planta terá piscina e bancada gourmet — conta ela.

Flex 4 You

A Gafisa também investe na personalização das plantas por meio do conceito Flex 4 You, que oferece a possibilidade de o cliente modificar os ambientes de acordo com suas necessidades. O sistema funciona, por exemplo, no We Sorocaba, com 25 unidades, variando entre 109 e 133 metros quadrados, em Botafogo.

CEO da Gafisa Rio de Janeiro, Amos Maidantchik explica que o empreendimento foi idealizado originalmente com quatro quartos e lavabo ou banheiro de serviço, que pode ser transformado da maneira que o proprietário quiser: ampliar a sala, fazer um escritório, ter mais ou menos suítes. Para deixar evidente a proposta de planta flexível, o apartamento decorado do estande de vendas foi planejado seguindo o conceito do Flex 4 You.

— O apartamento que originalmente seria de quatro quartos foi transformado em três, com ampliação de sala, copa e closet para a suíte master — explica Maidantchik.

Na JB Andrade Imóveis, a percepção é que plantas flexíveis servem como um ótimo diferencial no mercado. Tanto que a empresa oferece essa possibilidade em todos os residenciais do Jardim Oceânico e vai repetir a dose no prédio que planeja lançar em Botafogo, com apenas dez unidades.

— As plantas flexíveis fazem a diferença porque o projeto estará de acordo com a necessidade do cliente. Isso agrega valor à comercialização do empreendimento — observa o diretor da empresa, João Batista Andrade.

Fonte: O Globo