MON lança catálogo de mostra sobre arquitetura paranaense

Postado em 12 de abril de 2022 por

Foi lançado na segunda-feira (4), às 19h, no MON, o catálogo da exposição “Concurso como Prática: A Presença da Arquitetura Paranaense”, com a presença da curadora e dos organizadores da mostra. A exposição ocupou a Sala 1 do Museu Oscar Niemeyer em 2021 e trouxe à luz as premiações das equipes do Paraná nos concursos nacionais e internacionais de arquitetura e urbanismo.

A solenidade contará com palestra do crítico de arquitetura Fernando Serapião e com a participação da curadora da exposição, Elisabete França. Será no Auditório Poty Lazzarotto, aberta ao público e sem necessidade de inscrição prévia.

Legado da escritora Assionara Souza é o assunto do especial do mês do jornal Cândido
Crítico de arquitetura, Serapião é fundador e editor da revista “Monolito”, publicada em São Paulo desde 2011, e premiada, em 2016, pela 10ª Bienal Ibero-Americana de Arquitetura e Urbanismo. Além de editor e crítico de arquitetura, também é curador de exposições, a exemplo da mostra “Infinito Vão: 90 Anos de Arquitetura Brasileira” (cocuradoria de Guilherme Wisnik), exibida em Portugal, em 2018, e montada no Sesc 24 de Maio (Curitiba), em 2020.

É autor de mais de uma dezena de livros sobre o tema, como “A Arquitetura de Croce, Aflalo & Gasperini”, ganhador do Prêmio Jabuti em 2012. Atualmente, finaliza a biografia de Oscar Niemeyer, que será publicada pela Companhia das Letras.

Elisabete França, secretária-executiva na Secretaria de Habitação da cidade de São Paulo, dedica-se à implantação de programas de desenvolvimento urbano, habitacional e de mobilidade urbana.

A arquiteta tem se destacado nas últimas décadas pelo trabalho para a promoção e divulgação da arquitetura através da curadoria de diversas exposições nacionais e internacionais, coordenação de congressos e publicações especializadas. Doutora pela FAU Mackenzie, é professora no Curso de Arquitetura da Faculdade Armando Álvares Penteado (FAAP).

Festa no MON celebra abertura do 30º Festival de Teatro de Curitiba
CATÁLOGO – A publicação conta com textos de críticos e pesquisadores que debatem o tema, como Fabiano Sobreira, Paulo Bruna e Karina Scussiato Pimentel, e é um importante registro da exposição, além de apresentar textos que debatem o tema dos concursos, escritos pela curadora Elisabete França e pela equipe composta por Fábio Domingos Batista, Alexandre Ruiz e Marina Oba, assim como os 40 projetos, destaques da exposição, infográficos e a linha do tempo contendo 252 premiações. O catálogo estará a venda na MON Loja.

Serviço:

Lançamento do catálogo da exposição “Concurso como Prática: A Presença da Arquitetura Paranaense”
Data: 4 de abril, às 19h
Auditório Poty Lazzarotto
Catálogo disponível na MON Loja
www.museuoscarniemeyer.org.br

Fonte: AEN