Bairro planejado projetado por Jaime Lerner é o 1º do mundo a conquistar selo de sustentabilidade

Postado em 26 de abril de 2022 por

Soluções conhecidas pelos curitibanos, mas ainda tidas como inovações em diversas partes do mundo, contribuíram para que o Vivapark Porto Belo, localizado no litoral de Santa Catarina, conquistasse um feito inédito e se tornasse o primeiro empreendimento do mundo – em sua caegoria – a receber a certificação LEED Platinum, o maior nível do selo que é referência e reconhece soluções de sustentabilidade no setor da construções civil.

A cerimônia de entrega do selo foi realizada nesta quarta-feira (6), no parque Vivapark Porto Belo, uma das principais (mas não a única) área verde do bairro planejado, cujo master plan leva a assinatura do reconhecido escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados (JLAA).

“O Jaime [Lerner] foi o mentor de tudo, quem difundiu esses conceitos entre a gente, e nós temos a experiência de Curitiba, a legitimidade de [um projeto] executado em grande escala e que sempre foi pautada nesses conceitos: a integração da cidade com a questão ambiental, macrodrenagem, escala do pedestre. Quando iniciamos este projeto e os dos demais [para a Vokkan, em Navegantes e Joinville], seguimos estes conceitos com os quais o escritório trabalha desde sempre”, lembra a arquiteta Debora Ciociola, do JLAA, ao destacar o caráter de referência que o projeto assume para próximos empreendimentos a partir do recebimento do selo.

O Vivapark Porto Belo recebeu a certificação máxima na categoria LEED for Communities: Plan and Design, voltada a bairros e cidades planejadas ainda em fase de projeto, como explica Eduardo Mattos, sócio da Forte, consultoria responsável pelo processo de certificação do Vivapark Porto Belo.

“O que esta categoria traz de grande diferencial é um olhar mais voltado ao urbanismo de forma sustentável, como esse bairro integra homem e natureza, traz princípios de conectividade, mobilidade urbana e transportes alternativos, além de uma gestão dos recursos naturais do bairro”, acrescenta. “O Vivapark também foi pensado para ter uma área verde de 17 m² por habitante, muito superior à recomendada pela OMS [Organização Mundial da Saúde] como referência de ambiente saudável, que é de 12 m²/habitante. A grande maioria das cidades não consegue nem chegar aos 12 m²”, completa Mattos.

Estas e outras características, como o uso de energias renováveis, a reduzida emissão de gases do efeito estufa quando o bairro estiver entregue e ocupado e a gestão de resíduos contribuíram para que o projeto do Vivapark Porto Belo alcançasse 87 de um máximo de 110 pontos na escala da certificação.

“Uma curiosidade é que a gente fez o projeto, começou a obra e depois se colocou a certificação. Ou seja, o projeto não foi feito para ser certificado. Ele foi certificado dentro dos parâmetros Vivapark, não alteramos nada no projeto para conseguir o selo. Esse é um mérito muito grande da equipe da Vokkan e dos conceitos que o [escritório Jaime] Lerner traz e coloca aqui dentro. É extremamente gratificante recebermos um certificado deste como uma consequência do trabalho realizado”, constata Rafael Kirchner, head de urbanismo e incorporação da Vokkan.

“O selo é uma reafirmação de que estamos no caminho certo, e de um trabalho feito há 50 anos pelo Jaime [Lerner] e equipe, e há 20 anos pelo escritório [JLAA]. E esse é um conceito que vem sendo lapidado, testado e aprimorado e que, hoje, recebe esta certificação mundial. E esse bairro é fruto desses conceitos, agora validados com a certificação máxima”, acrescenta Felipe Guerra, arquiteto do JLAA.

O bairro parque

Com cerca de dois milhões de metros quadrados no total, quando estiver completamente concluído, o Vivapark Porto Belo terá a obra urbana da primeira de suas etapas (com 450 mil m²) entregue em fevereiro de 2023.

O projeto contempla empreendimentos uni e multifamiliares, comércios (como o Open Shopping Vivapark), serviços, educação e lazer ancorados na centralidade do bairro (fase 1) e priorizando a simplicidade de se viver bem, em integração com a natureza e entre os espaços privados e públicos. Os escritórios JA8 Arquitetura Viva e o escritório Alencar Arquitetura também integram a equipe responsável pelos projetos do bairro (paisagístico e arquitetônico, respectivamente), em obras pela Vokkan.

“Nosso objetivo é fazer as pessoas se identificarem e comprarem um jeito de morar, uma nova vida, e não [apenas] um imóvel”, finaliza Kirchner.

Fonte: Gazeta do Povo