Home Office: Pesquisa revela que 92% das pessoas preferem trabalhar de casa

Postado em 28 de abril de 2022 por

Adotado de maneira emergencial durante a pandemia de covid-19, o home office passou a ser o regime de trabalho mais desejado por profissionais. O dado surgiu em uma pesquisa realizada pela Sodexo – empresa de soluções em benefícios trabalhistas – e a consultoria Harris Interactive, com 4.800 pessoas de oito países – Brasil, EUA, Inglaterra, Espanha, França, Austrália, Alemanha, China.

Ela mostra que 92% dos trabalhadores preferem manter a rotina laboral de casa, mas em um modelo híbrido: com idas à empresa dois dias por semana. O levantamento mostrou ainda que o primeiro e o último dia útil da semana são os preferidos para não sair de casa: sendo a segunda-feira escolhida por 70% dos respondentes e a sexta-feira, por 66%.

O motivo pelo qual o home office faz tanto sucesso entre os trabalhadores também foi pesquisado: 55% se disseram beneficados por evitar o transporte público; 50% se sentem mais seguros; 49% se livraram de doses extras de estresse e cansaço e 45% aproveitam o tempo de deslocamento para o trabalho com a prática de exercícios físicos, cursos e momentos com a família.

Home office passa a ser tão importante na escolha de um emprego quanto o salário
Em uma possível troca de emprego, os entrevistados disseram que além de salário, cargo, responsabilidades, tempo de deslocamento e benefícios trabalhistas tradicionais, também levarão em conta a possibilidade de trabalhar remotamente.

Cerca de 21% dos profissionais apontaram que políticas flexíveis de jornada serão a principal variável levada em conta. Já 17% dos trabalhadores consideram os os serviços de apoio ao funcionário voltados à saúde e bem-estar como prioritários. Em terceiro lugar vem os que preferem benefícios como seguro de saúde, creche, vale-alimentação e refeição.

A situação do trabalhador no Brasil

A pesquisa da Sodexo entrevistou 600 brasileiros e mostrou que esses trabalhadores foram muito penalizados pela pandemia: 29% informam que a saúde mental está em nível abaixo do que o normal e 26% declaram queda também no bem-estar físico. A média mundial é de 15%.

Cerca de 70% dos profissionais brasileiros relatam que seu bem-estar mental foi afetado pela pandemia, 68% estão ansiosos a respeito do futuro e 52% preocupados com a sua saúde e com a das pessoas com quem convivem, segundo a pesquisa. A solução encontrada por 30% deles foi a prática esportiva e 26% soluções médicas.

O bem-estar físico também foi impactado: 65% declaram a prática de menos exercício físico piorou sua saúde; 40% relataram que comem de forma menos saudável e 22% consomem mais bebidas alcoólicas.

Além do home office, profissionais querem apoio das empresas

Para recuperar a saúde física e mental, 91% dos trabalhadores querem mais apoio das empresas. Plano de Saúde é o campeão de requisição, segido pela possibilidade de trabalho remoto e, em seguida, vale-alimentação e vale-refeição.

Fonte: Reconta ai