Portfólio é o “currículo” do designer de interiores: veja como prepará-lo

Postado em 5 de maio de 2022 por

Para escolher aquele profissional que vai repensar todo o interior de um imóvel, seja ele residencial ou comercial, o cliente precisa confiar no designer de interiores que vai se responsabilizar pelo projeto. Para isso, é necessário que as pessoas que buscam pelo designer, conheçam trabalhos e projetos desenvolvidos anteriormente. Em outras profissões o currículo é apresentado neste momento como cartão de visitas, mas, no caso do design de interiores, é o portfólio que funciona como “currículo” do designer de interiores.

Como muitos designers de interiores são profissionais que atuam por conta própria, é sempre bom caprichar na montagem de um portfólio para mostrar os melhores trabalhos, e quem sabe até expor eles (claro, com a permissão dos clientes) para chamar a atenção de possíveis novos clientes e atentar seu público para os trabalhos desenvolvidos. Separamos algumas dicas para orientar profissionais na montagem do portfólio. Confira:

Montando o portfólio do designer de interiores

Esteja presente no mundo digital

Já ouviu a expressão “quem não é visto não é lembrado”? Ela é real para o designer de interiores. Por isso, utilize plataformas digitais como landing pages, blogs, página no Instagram, Facebook, YouTube, ou qualquer ferramenta necessária para atingir o seu público. Assim, além de ter o seu portfólio impresso como uma espécie de catálogo, é importante que o designer tenha seu conteúdo on-line. A facilidade de acesso ao conteúdo por possíveis clientes pode gerar frutos para o profissional.

Tente dar a sua assinatura aos projetos

Todos os clientes que procuram um profissional já têm em mente alguma ideia do que quer para o local. No entanto, na maioria das vezes, eles não fazem ideia de tudo que precisam. Por isso é necessário que o designer consiga suprir as necessidades de quem o contrata, entregar o que ele quer, mas tentando ao máximo imprimir o seu estilo naquilo que desenvolve. Isso é fundamental para fortalecer a marca do profissional.

Escute os clientes e organize seu material

Para gerar mais impacto, o seu documento deve estar organizado, colocando em primeiro lugar o projeto com o melhor feedback dado pelos clientes e mais atual. Ouvir a opinião dos contratantes e até mesmo de outros profissionais é muito importante, pois o seu gosto pode ser tendencioso e não ser o mais de acordo com o olhar do público.

Outra boa alternativa é organizar os projetos de acordo com os cômodos. Por exemplo, banheiros, quartos de casal, salas, cozinhas, escritório, etc. Isso facilita na hora do público buscar referências dentro do seu projeto, possibilitando um possível contato para fechar negócio.

Preste atenção às tendências do mercado

Na hora de escolher as produções que vão compor seu portfólio, é importante que haja peças de acordo com as tendências atuais. O profissional acaba sendo avaliado também pela habilidade de entregar o que está na moda, bem como o desejo do mercado. Sendo assim, fique sempre por dentro da sequência e mantenha o portfólio atualizado com projetos que sigam esses conceitos.

Fonte: Educa mais Brasil