Como as cidades inteligentes estão transformando a construção civil

Postado em 10 de maio de 2022 por

A cidade do futuro está aí, e ela é inteligente! Veio para mudar a forma de construir, com foco no bem-estar dos cidadãos, são funcionais, tecnológicas e inovadoras

As cidades inteligentes estão se tornando cada vez mais populares, e a construção civil é um setor que tem se beneficiado bastante desses espaços urbanos. Com o auxílio da tecnologia, as empresas podem construir edifícios mais sustentáveis e que economizam energia. Além disso, as cidades inteligentes também são responsáveis por melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes.

Alguns exemplos dessas tecnologias incluem sensores que monitoram o tráfego, iluminação pública inteligente e sistemas de gestão de energia. Quando pensamos em cidade inteligente, logo vem à cabeça uma cidade que é sustentável, segura e confortável.

“Cidades são feitas para pessoas, por pessoas, com a busca por um equilíbrio entre o desenvolvimento econômico, a responsabilidade ambiental e a justiça social. Uma cidade inteligente deve ser sustentável, humana, inclusiva, resiliente”, analisa Tatiana Tucunduva Cortese do Portal Connected Smart Cities.

As cidades inteligentes são autossuficientes e estão norteadas em 3 conceitos: de desenvolvimento econômico, qualidade de vida e sustentabilidade. Visam a geração de emprego, o bem-estar, saúde, educação, mobilidade e preservação dos recursos naturais.

Elas possuem seu planejamento centrado nas pessoas, transformando os indivíduos em cidadãos ativos e produzindo resultados compartilhados entre todos. Além de proporcionar um local mais sustentável, eficiente, confortável e tecnológico, otimizando a vida urbana.

A sustentabilidade é vista como um marco importante, preservando os bens naturais para as futuras gerações. As cidades inteligentes estão cada vez mais ligadas aos conceitos de economia verde, pois é possível diminuir o consumo de energia e recursos naturais.

As construções sustentáveis estão crescendo cada vez mais, isso se deve a preocupação com o meio ambiente. Segundo a International Energy Agency (IEA), se as empresas construíssem apenas edifícios verdes, isso reduziria em cerca de 18% as emissões globais de gases do efeito estufa.

As cidades/bairros inteligentes criam grandes oportunidades para a construção civil, além de agregarem valor ao imóvel e se tornarem alvo de investidores que estão atrás de inovação.

Mas para o desenvolvimento pleno dessas Smart Cities é preciso que a construção civil se modernize, que ela utilize as inovações para corresponder às expectativas deste mercado em grande crescimento.

Fernando Scheffer, diretor de Marketing da Espaço Smart, considera que existe muito espaço para implementação de tecnologia no setor da Construção Civil. “A construção civil é um dos principais setores da indústria brasileira e é em grande parte carente de tecnologia e inovação, porém, nós na Espaço Smart não medimos esforços para alterar essa realidade com construções inteligentes, tecnológicas, industrializadas e sustentáveis.”, analisa.

Este é o grande desafio para o setor da construção, a utilização das tecnologias de maneira estratégica para a implementação de construções inovadoras.

A definição do sistema construtivo para as edificações também é muito importante, pois a escolha de um sistema que prioriza uma construção com menor impacto ao meio ambiente, além de reduzir o desperdício e utilizar materiais eficientes, resistentes e de qualidade podem transformar sua obra.

A importância na escolha dos materiais para a construção dos edifícios está principalmente na durabilidade, qualidade e menor impacto ao meio ambiente. Em cidades ou bairros inteligentes esta escolha é essencial, pois tem tudo a ver com a premissa do planejamento que elas possuem.

O sucesso destas cidades está baseado na inovação e proposta que elas trazem, assim o setor da construção civil deve estar alinhado apresentando propostas de sistemas e materiais que auxiliem na edificação de Smart Cities. Exigindo técnicas construtivas com maior eficiência e produtividade, redução de custos e menor desperdício.

Assim, tudo estará conectado ao objetivo de criar cidades inteligentes e integradas, proporcionando um local onde as pessoas possam viver de forma mais plena, criativa e satisfatória.

As empresas e profissionais que estão se preparando e utilizando as inovações na construção civil de forma eficiente terão grande vantagem competitiva. Conheça mais sobre os produtos inovadores e sustentáveis que a Espaço Smart proporciona para construir cidades e bairros inteligentes!

Fonte: G1