Por que o design de interiores da década de 1970 está na moda novamente

Postado em 27 de maio de 2022 por

“O design da época era divertido e sexy, mas ainda sofisticado – acho que isso fortemente tem a ver com o público moderno”, aponta Giampiero Tagliaferri, diretor do Studio Tagliaferri e ex-diretor de criação da Oliver Peoples. Entenda como essa trend do design está em voga

Para um projeto recente em Montauk, Robert McKinley do Studio Robert McKinley pintou o chão da cozinha com uma cor incomum: verde abacate. Em uma era de restaurantes totalmente brancos e salas de estar greige, isso pode soar como um crime estético contra a humanidade. Verde abacate? Como a casa da minha avó? Mas a cozinha de McKinley evoca um ambiente terroso, Laurel Canyon se une ao ambiente de Wes Anderson, um delicado equilíbrio de tons de terra com cores lúdicas que não ficam bregas. É legal, é calmo e é, bem, um pouco estilo anos 1970.

Sim. Entre a vanguarda, as tendências de design de interiores dos anos 1970 estão voltando definitivamente. “Os tons terrosos e os divertidos conceitos multicoloridos são tendências atuais, assim como móveis macios e baixos”, diz McKinley. Um sentimento semelhante foi ecoado em fevereiro por uma série de designers de interiores que adotaram essa cor muito difamada, o marrom. “A década de 1970 está definitivamente na moda no design”, diz Giampiero Tagliaferri, diretor do Studio Tagliaferri e ex-diretor de criação da Oliver Peoples. “O design da época era divertido e sexy, mas ainda sofisticado – acho que isso fortemente tem a ver com o público moderno.”

Não acredita na palavra deles? Aqui estão algumas estatísticas para você. Em uma pesquisa de 2022 com 600 decoradores do 1stDibs, 26% dos entrevistados disseram ter testemunhado um ressurgimento das características distintivas de decoração da década. O site de antiguidades de luxo também viu um grande aumento nas vendas de designs icônicos do período, incluindo o sofá “Camaleonda” de Mario Bellini de 1970 (sim, aquele sofá bulboso que você viu bombar no Instagram), o “Togo” de Michel Ducaroy e o sofá “Maralunga” de Vico Magistretti de 1973 e a série de jantar “Artona” de Tobia & Afra Scarpa. Enquanto isso, a demanda por peças de Giancarlo Piretti aumentou 125%. E aqui está a prova do “crime”: na capa de seu novo álbum, Harry Styles – um árbitro estético, se é que já existiu um – está em uma sala estilo anos 1970 com uma poltrona baixa que lembra o trabalho do fabricante italiano Giandomenico Belott.

A princípio, pode parecer uma explosão indesejada do passado. A década de 1970 tem sido satirizada por suas escolhas mais questionáveis, como móveis cobertos de plástico, paletas laranjas na cor de cones de trânsito e tapetes felpudos empoeirados. Mas a versão de 2020 é mais contida, mais organizada, escolhendo os destaques inspirados nos anos 1970, deixando de lado os aspectos fora de moda.

Mischa Corvette, designer-chefe da Hollis and Morris, garante que “o tom laranja e o uso excessivo da decoração de plástico” estão ficando no passado, enquanto Daniel Rauchwerger, do BoND, argumenta que a década, pelo menos em termos de design, é muitas vezes incompreendida em primeiro lugar. “Acho que hoje confundimos facilmente o design dos anos 1970 com a nostalgia geral”, diz ele.

“Os anos 1970 foram, de certa forma, bastante restritos na paleta e no uso de materiais, em comparação com as décadas anteriores e posteriores.Muitos marrons e tons quentes, materiais naturais e brutos como madeira e concreto aparente, combinados com geometrias e padrões arrojados.” (Lembre menos do apartamento de solteiro de Austin Powers e mais da biblioteca de Yves Saint Laurent em Paris, na casa Fire Island Pines de Calvin Klein ou em qualquer sala do famoso designer de interiores David Hicks ou Tony Duquette.) Clive Lonstein também é um campeão do período: “Há um sentido despojado e brutalista nisso apresentado através da simplicidade dos materiais e formas mais geométricas”, explica. “A textura é priorizada sobre a forma, então vemos muitas formas mais simples cobertas por materiais mais macios e coloridos.”

Os elementos e inspirações de design que os principais designers de interiores hoje estão emprestando dos anos 70 tendem a se enquadrar em um conjunto específico de parâmetros. “Estamos vendo mais tecidos texturizados, formas e padrões geométricos e espaços multiuso/fluxo livre, como salas de estar em níveis inferiores, divisórias e assentos estofados”, diz Corvette.

“As características do design da década de 1970 incluem trazer a natureza para dentro de casa, materiais como veludo e vime e papel de parede estampado. Eu vi todos eles fazendo um retorno”, acrescenta Enis Karavil da SANAYI313. (Apropriadamente, a marca de móveis dinamarquesa Gubi anunciou recentemente que estava relançando “Bohemian 72”, uma rara coleção de móveis de vime da designer milanesa popular Gabriella Crespi, originalmente produzida em 1972.)

Talvez o que mais domina seja o retorno dos esquemas de cores terrosas, realces biofílicos, como plantas frondosas e lâmpadas em forma de cogumelo, e móveis rebaixados. Para um projeto recente em Aspen, Lonstein adornou a sala de estar com cortinas verde-floresta, mesas de centro de madeira e cadeiras marrons peludas.

McKinley está atualmente criando dois projetos residenciais com esquemas de cores ricas em tons terrosos, móveis profundos e rebaixados, plantas abertas e salas de estar rebaixadas. Enquanto isso, Tagliaferri está ocupado adquirindo homenagens dos anos 70 em um restaurante em que está trabalhando em Milão, e Lonstein está incorporando muitos desses elementos na reforma de seu apartamento em Manhattan.

Mas por que os anos setenta surgem agora?

O diretor editorial do 1stDibs, Anthony Barzilay Freund, acredita que a Covid tem algo a ver com isso. Da noite para o dia, muitos fizeram uma mudança literal para trabalhar e viver em um só lugar. “As pessoas sentiram a necessidade de um ambiente descontraído – então, nada que seja difícil para os olhos e um lugar que tenha uma sensação imediata de conforto”, diz ele. Os anos 70, com seus esquemas de cores quentes (o marrom, em particular, é conhecido por seu efeito mentalmente aterrador), salas amplas e móveis para se sentar e afundar, foi o período perfeito para se inspirar.

Outro fator? Moda. A sociedade, como um todo, adotou uma maneira mais casual de se vestir na última década – jeans podem ser usados no escritório, tênis são considerados estiloso e as vendas de gravatas continuam caindo. Parece que essa aversão estilística ao extravagante também se infiltrou em nossas casas. “O renascimento do design dos anos 1970 se encaixa bem com os modos mais descontraídos de se vestir: largo, extragrande, desestruturado, macio e despojado”, diz Freund. “Não muito longe das variantes predominantes e em evolução da moda normcore.”

Talvez McKinley resuma melhor: “As plantas abertas fazem muito sentido para o entretenimento e a conexão humana. Os tons terrosos são calmantes, sofisticados e ajudam as pessoas a se sentirem firmes”, diz ele. “Acho que de muitas maneiras é assim que as pessoas querem viver.”

Fonte: Vogue