Estética no design de interiores: 22 projetos que exploram tendências

Postado em 3 de junho de 2022 por

“Os detalhes não são os detalhes. Eles fazem o design.” -Charles Eames. A criação de espaços atraentes que antecipem as necessidades dos usuários depende de vários fatores: escala, circulação, funcionalidade e conforto. No entanto, as últimas décadas provaram que o apelo visual de um projeto também é muito importante para o espaço interno. Neste artigo, exploraremos o lado estético do design de interiores, analisando estilos populares em todo o mundo e como arquitetos e designers usam elementos como cores, móveis, acessórios e acabamentos para definir sua identidade espacial.

Muitas vezes há uma confusão entre arquitetura de interiores e design de interiores, pois eles tendem a se sobrepor ocasionalmente. Os arquitetos de interiores lidam com as etapas técnicas de um projeto; eles trabalham em reformas estruturais, na organização espacial e na funcionalidade de um espaço, na circulação de usuários e na garantia de que a estrutura e os códigos do edifício promovam um espaço seguro e habitável. Designers de interiores e decoradores, por outro lado, têm mais a ver com estética. Eles são responsáveis ​​por criar projetos visualmente agradáveis ​​e meticulosos dentro das estruturas existentes. Semelhante à arquitetura, cada época viu um estilo de interior único. O Streamline Modern, por exemplo, que apareceu pela primeira vez na França na década de 1920, era caracterizado por cores ricas, formas geométricas arrojadas e ornamentação luxuosa. Enquanto Mid-century Modern, movimento de design americano que ganhou popularidade no período pós-Segunda Guerra Mundial dos Estados Unidos, apresentava desenhos enraizados na funcionalidade, linhas limpas e simplicidade, usando materiais como madeira, metal e vidro.

Continue lendo para saber mais sobre as características visuais dos estilos de interiores em alta e como eles foram empregados por arquitetos em 22 projetos do nosso arquivo.

Contemporâneo
O design de interiores contemporâneo é talvez um dos estilos mais usados nas últimas duas décadas, principalmente devido aos seus recursos atemporais. O estilo é conhecido pelo uso de superfícies elegantes e suaves, seleção de móveis refinada e peças de arte de vanguarda em um esquema de cores neutras, pretas ou brancas. Muitas vezes apelidados de “espaços ultramodernos”, os interiores de design contemporâneo são preenchidos com materiais simplificados, integração de madeira, mármore e metálicos, em contraste com cores brilhantes e ousadas nas paredes, luminárias ou peças de mobiliário de destaque.

Industrial
Inspirado em fábricas reformadas, principalmente após a Revolução Industrial, o estilo industrial é identificado por sua filosofia simples e sem esforço de expor elementos arquitetônicos como tubulações, tijolos, superfícies de concreto. Acredita-se que o estilo industrial ganhou popularidade no final dos anos 1990 – início dos anos 2000, quando áreas urbanas densas enfrentavam escassez de moradias. Isso, além das crises econômicas, inspirou as pessoas a converter antigas fábricas em lofts, mantendo os elementos estruturais expostos e aproveitando sua planta livre e grandes janelas. Juntamente com planta aberta, esse estilo de design de interiores é frequentemente acompanhado por uma paleta de cores neutras e embelezado com uma mistura de materiais rústicos em móveis e iluminação pendente para contrastar a crueza do espaço.

Escandinavo
Os países nórdicos são globalmente conhecidos por suas características de design, tanto que têm seu próprio estilo, o design escandinavo. Este estilo minimalista usa uma mistura de texturas e tons suaves, como cinza, marfim e verde, para criar uma decoração elegante e contemporânea que exala uma sensação de calor e aconchego. Esse estilo é ainda mais enfatizado com linhas limpas, peças e acessórios de móveis simples, mas funcionais, bem como uma abundância de luz natural. Outro recurso proeminente são os contrastes nítidos, principalmente com paletas de cores. É muito comum ver uma sala de jantar toda branca contrastando com uma escultura toda preta ou fotografia em preto e branco, criando uma declaração sutil, mas ousada.

Zen Asiático
Este é um estilo que enfatiza uma sensação de harmonia, calma e simplicidade. No cerne da decoração Zen está uma sensação de tranquilidade em vez de focar em recursos específicos, é por isso que os designers geralmente priorizam encontrar o que funciona para o cliente particularmente em vez de seguir esquemas genéricos. A natureza é um ponto focal nos interiores zen, por isso, as paletas de cores e a seleção de materiais, como madeira, areia e vime, geralmente giram em torno de elementos naturais para reforçar essa conexão entre o humano e a Terra. Com isso, plantas, rochas, seixos e elementos aquáticos são elementares, promovendo uma sensação de relaxamento e conexão com o mundo ao ar livre. Também é importante observar que andar descalço é um aspecto cultural proeminente das famílias asiáticas, portanto, a escolha de soluções de piso deve incentivar a fazê-lo sem escorregar. Outros recursos de design incluem o uso de portas deslizantes, camas de plataforma baixa e áreas de estar, telas e divisórias.

Japandi
Japandi é a interseção do design de interiores escandinavo e japonês moderno, compartilhando os mesmos princípios de design minimalista, com foco no calor, conforto, elementos naturais e paletas de cores suaves. Japandi é atualmente um dos estilos mais populares e procurados pelos designers. Algumas das características notáveis usadas em designs japoneses incluem fibras naturais como bambu e vime, móveis feitos de materiais naturais e cerâmica, equilibrados com linhas elegantes e tons quentes para uma estética moderna. Nas casas escandinavas, por outro lado, as paletas de cores são dominadas por tons de cinza, branco e preto, com os ocasionais tons neutros e detalhes metálicos. Ao contrário dos interiores japoneses, os designs escandinavos empregam uma mistura de materiais como couro e malhas para criar uma estética casual, aconchegante e sem esforço. Uma vez combinados, o design de interiores moderno japonês e escandinavo cria a estética atemporal Japandi.

Modernismo Orgânico
O modernismo orgânico, também conhecido como design de interiores biofílico, abraça as características da arquitetura biofílica, aproveitando a luz do dia, as cores naturais e a abundante integração de vegetação, esfumaçando as linhas entre estruturas projetadas, feitas pelo homem e o ambiente natural. Inspiradas na natureza, as tendências de design orgânico promovem formas naturais por meio da seleção de materiais e móveis, da tecelagem de espaços internos e externos e materiais naturais como madeira e tijolo. Outras características incluem ornamentação mínima, formas orgânicas claras, tons suaves, materiais translúcidos e plantas abertas.

Retro Revival
Uma grande quantidade de designers, independentemente de sua área de especialização, recicla tendências ao criar novos produtos. Da mesma forma, no design de interiores, estilos que eram proeminentes décadas atrás, como Art Deco e Art Nouveau, voltaram ao cenário do design moderno. Mas, para se misturar com a estética moderna de hoje, os designers de interiores reinventam estilos antigos em um contexto contemporâneo, como o uso de materiais contemporâneos ou paletas de cores. Esse renascimento pode ser visto na forma de paletas de cores vibrantes, padrões geométricos arrojados, acabamentos ousados ou peças de móveis vintage, encontrando inspiração na segunda metade do século XX.

Farmhouse Moderno
Os interiores das casas de fazenda priorizam a praticidade e a simplicidade com um charme rústico e rural. Embora esse estilo seja frequentemente ligado à arquitetura em casas de campo, ele recentemente encontrou seu caminho em contextos urbanos, promovendo conforto e criando um visual sem esforço que parece cru, aconchegante e moderno ao mesmo tempo. O uso excessivo de elementos de madeira e acabamentos em branco são as características desse estilo, juntamente com acessórios “incompatíveis”; sofás e antiguidades vintage são complementados com cadeiras ou tecidos contemporâneos.

Mediterrâneo
Inspirado nas atmosferas serenas, ensolaradas e clássicas dos países ao redor do mar Mediterrâneo, este estilo é uma reinterpretação das casas de praia. Os designs mediterrâneos são caracterizados por tons claros e quentes, em contraste com tons de azul e verde para representar o sol, o mar e as vegetações exuberantes. O uso extensivo de materiais naturais, como cerâmica, madeira, fibras e ferro forjado, também é fortemente visto em tais projetos, junto com azulejos ornamentados que caracterizam a flora encontrada nos países mediterrâneos e a luz natural.

Eclético / Maximalista
O estilo maximalista ou eclético geralmente é uma combinação de todos os tipos de estilos e períodos de design de interiores organizados em um espaço interno. Esses estilos, que raramente seguem qualquer regra de design, adotam uma abordagem “mais é mais”, empregando cores vibrantes, padrões ousados, gráficos, formas vanguardistas e uma abundância de detalhes, para fazer uma declaração forte e divertida. Quanto a como criar um espaço maximalista ou eclético, opte por padrões e cores expressivos e arrojados e sobreponha texturas e materiais. Decore o espaço com obras de arte e peças de mobiliário exclusivas de diferentes épocas de design e organize-as ao redor do espaço em qualquer layout desejado. Para um projeto de interiores mais “equilibrado”, escolha cores, formas e arranjos complementares para que o espaço não pareça muito confuso.

Minimalismo
Usando a arquitetura modernista como base, o design de interiores minimalista usa o essencial para criar um espaço simples e limpo. É caracterizado por uma paleta de cores monocromática, funcionalidade, ausência de ornamentação e linhas limpas, incorporando a abordagem “menos é mais”. Esses espaços geralmente incorporam uma planta aberta, muita luz natural e móveis elegantes que são duráveis e confortáveis.

Fonte: Archdaily