Qualidade de vida em primeiro lugar: o que esperar dos novos empreendimentos imobiliários

Postado em 20 de junho de 2022 por

Como os setores da arquitetura e construção civil podem incorporar soluções inovadoras em favor da qualidade de vida

Os eventos relacionados à COP26 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021), realizada em Glasgow, Escócia, entre os dias 1 e 12 de novembro do ano passado, reacenderam os debates a respeito dos problemas ambientais mundiais. Segundo relatório divulgado em agosto de 2021 pelo IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima), pela primeira vez pôde-se comprovar a consequência direta das ações humanas sobre o aumento da temperatura do planeta.

Como resultado dos debates ocorridos na conferência, diversos acordos foram firmados visando mitigar os impactos causados sobre o meio ambiente, como o comprometimento de mais de 70 países em abandonar o uso do carvão e migrar para energias limpas, por exemplo. Entre os compromissos assumidos pelo Brasil, estão a redução em 50% das emissões de gases associados ao efeito estufa até 2030 e a neutralização das emissões de carbono até 2050.

Atitudes como estas demonstram que, atualmente, a preservação do meio ambiente é um dos principais fatores a se considerar em processos de tomadas de decisões, o que indica que a economia mundial deve assumir um posicionamento cada vez mais ecológico e consciente.

O que esperar da arquitetura e construção civil

As atividades decorrentes da construção civil são grandes responsáveis pela emissão de gases poluentes, consumo de energia e geração de resíduos, uma vez que esta é uma das indústrias que mais utiliza recursos naturais. No ranking mundial, por exemplo, o setor brasileiro está na sexta colocação como maior emissor de CO2 na atmosfera.

Estes dados preocupantes apontam a necessidade de repensar a maneira como construímos e habitamos as cidades, em prol de uma vivência com mais qualidade, valorização dos recursos naturais e até mesmo com melhores resultados financeiros, a fim de preparar um futuro benéfico e positivo para as próximas gerações.

Tendo em vista estes objetivos, já é possível observar um reposicionamento destes setores em ações recentes: exemplo disso é a participação de sessenta grandes empresas do ramo de arquitetura no evento da COP, ocasião em que assinaram uma carta aberta manifestando disposição para realizar ‘as mudanças necessárias para permanecer dentro dos limites planetários’ e convocar a ajuda dos governos para atingir as metas climáticas globais.

A construção civil também assume um papel importante neste sentido; como resultado, destaca-se o desenvolvimento de novos negócios imobiliários que visam impactar positivamente o local em que estão inseridos.

Além da sustentabilidade

O empreendimento VIEW Praia da Vila, futuro lançamento imobiliário da UNIO Empreendimentos em Imbituba, é um exemplo de que é possível transformar o contato com a natureza em rotina sem abrir mão do conforto e praticidade. Situado em frente à Praia da Vila, o projeto preza pelo destaque à paisagem natural. A implantação de suas quatro torres se dá de maneira horizontal, respeitando a topografia do terreno e integrando-se totalmente ao ambiente.

Por conta da localização do empreendimento, promover mais saúde e qualidade de vida através do contato com a natureza foi uma ideia norteadora desde a concepção do projeto; a exemplo disso, destaca-se a implantação de um parque linear entre as torres que conecta o condomínio à praia e áreas de lazer incorporadas à paisagem. Estes espaços incentivam a prática de exercícios ao ar livre, como caminhada, corrida e yoga, por exemplo, auxiliando as pessoas na adoção de hábitos mais saudáveis.

Outro diferencial é a busca pela Certificação GBC Brasil Condomínio, um selo do Green Building Council Brasil que visa promover a transformação do setor da construção civil a partir de critérios como qualidade ambiental interna, uso eficiente da água e gestão positiva dos materiais e recursos.

A fim de atender tais requisitos, foram adotadas soluções inovadoras desde a escala do empreendimento até o interior das unidades, que impactam na redução dos custos do condomínio e na criação de ambientes mais saudáveis e produtivos. Entre elas, estão: estrutura para carregamento de carros elétricos em todas as vagas das garagens, uso de placas solares para geração de energia, captação e reaproveitamento de águas das chuvas, projeto de paisagismo funcional com baixa manutenção, irrigação eficiente e automações que visam maior economia de energia e conforto.

— Desde o princípio, todas as escolhas foram pensadas com a intenção de proporcionar mais qualidade de vida para as pessoas, entregando para a cidade de Imbituba um empreendimento que estivesse à altura de tudo que a cidade oferece de belezas naturais. Outra premissa fundamental foi a de promover impactos positivos comprovados na biodiversidade local, valorizando e incorporando a paisagem natural como parte do projeto. Nosso desejo é tornar o VIEW uma referência de eco-efetividade para futuros empreendimentos. Por isso, pensamos desde o início em desenvolver um projeto que fosse além da sustentabilidade: que trouxesse resultados positivos em todas as esferas e que fosse possível dimensionar e comprovar todas as soluções previstas, tornando-se uma inspiração para novos projetos em toda a nossa região — explica a arquiteta Amanda Pamato.

Foca-se, portanto, na elaboração de ambientes construídos que priorizem o lazer e bem-estar, propondo um novo estilo de vida em meio à natureza. Isto porque os benefícios de se viver em contato com ambientes naturais são conhecidos e cientificamente comprovados.

Melhora na saúde física e mental, por meio do estímulo à prática de exercícios físicos e redução do estresse, ar puro e temperaturas mais amenas são apenas alguns deles; em suma: uma maior conexão com o meio ambiente é capaz de proporcionar muito mais qualidade de vida.

Iniciativas como a do VIEW Praia da Vila nos mostram que, cada vez mais, deve-se esperar do setor imobiliário a elaboração de empreendimentos que integrem o verde à cidade e usem a tecnologia e recursos inteligentes a seu favor. Com a inclusão destes aspectos, torna-se possível cuidar do futuro e meio ambiente, potencializar o bem-estar em meio à natureza, e ainda proporcionar retornos financeiros cada vez mais positivos, em que todos os envolvidos saem ganhando. Isto prova que, mesmo em grandes centros urbanos, é possível criar ambientes, edifícios e cidades muito saudáveis e melhores de se viver, através da boa arquitetura e de uma nova visão por parte dos empreendedores.

Para João Augusto Branco, diretor do Grupo UNIO, desenvolver projetos que priorizam a qualidade de vida é um dos diferenciais aplicados em todos os negócios das empresas do grupo, que visam criar excelentes oportunidades de investimento no setor imobiliário e, principalmente, contribuir de forma positiva no bem-estar de seus clientes.

Fonte: NSC Total