Maior evento de decoração do país, CASACOR ocupa o Conjunto Nacional

Postado em 8 de julho de 2022 por

Mezanino do edifício histórico, abandonado há uma década, é o novo endereço da feira que chega à sua 35ª edição a partir de 5 de julho.

Alguma coisa acontece no coração de quem vive em São Paulo quando cruza a Avenida Paulista e a Rua Augusta. Ali, todo mundo já passeou pelo térreo do Conjunto Nacional, o genial edifício do arquiteto David Libeskind construído nos anos 1950.

Com lojas, livrarias, cinema e o Teatro Eva Herz no térreo, o prédio escondia um triste desperdício: o mezanino de mais de 10 000 metros quadrados, acessível por uma rampa em curva, estava abandonado havia uma década. Não mais. A partir do dia 5 de julho, a área será ocupada pela 35ª edição da CASACOR, o maior evento de decoração do país.

Serão 59 ambientes decorados, além de lojas, restaurantes, praças, exposições e uma réplica do charmoso Bar Caracol. “O Conjunto Nacional é uma reflexão sobre a forma de morar. Mistura residência, comércio, lazer e serviço — como manda o novo urbanismo”, diz Livia Pedreira, diretora da CASACOR. “Aos 35 anos, o evento ficou mais acessível e diverso”, ela avalia.

Uma edição imperdível, como você vê nas próximas páginas, com alguns dos destaques da mostra CASACOR 2022. Conjunto Nacional. Avenida Paulista, 2073. Ter. a sáb., das 12h às 22h. Dom. e feriados, das 11h às 21h. R$ 40,00 (meia-entrada de terça a sexta) a R$ 100,00 (inteira no fim de semana). → De 5/7 a 11/9. www.casacor.byinti.com

O paraíso das cores
Sig Bergamin, 67, é um decorador sem medo. Mistura cores com o ímpeto de uma criança brincalhona — somado, claro, à experiência de quem assinou dezenas de projetos em São Paulo, Nova York e Paris. “Fiz um lounge divertido, pop e chique”, ele diz sobre o ambiente de 80 metros quadrados que montou na CASACOR 2022.

“Fazer o ‘papai e mamãe’ é fácil. Minha praia é outra: misturar, ousar, ser irreverente. Mas é preciso saber misturar: não pode ofender os olhos”, ensina. Nascido em Mirassol, Sig morou próximo do Conjunto Nacional (onde acontece a edição atual da CASACOR) durante a faculdade, no prédio conhecido como Treme-Treme da Paulista.

Quando soube que o evento seria na região, fez questão de participar. “Aqui é democrático, diverso. A Paulista é nossa ‘Quinta Avenida’”, diz. A alta demanda por reformas residenciais na pandemia deixou a agenda de Sig ocupadíssima nos últimos anos — ele decorou inúmeras mansões em condomínios próximos da capital. Agora, quer desacelerar. “Eu pensava em me aposentar. Não deu. Mas vou passar a trabalhar alguns dias da semana remotamente no interior”, conta. “A gente sempre volta às origens…”, ele brinca.

A mágica do conforto
A arquiteta de interiores Marina Linhares é conhecida por combinar, em perfeita alquimia, elegância com conforto. Na CASACOR 2022, não foge à escrita e apresenta um living chique e acolhedor. “É um lugar para receber pessoas, tomar um drinque, ler um livro… Tudo o que eu gosto de fazer”, diz. Para aproveitar a vista — e a luz natural — da Avenida Paulista, ela abriu a “parede” de trás do espaço. “Ficou tão bom que não tive coragem de pôr cortina”, conta.

Fonte: Veja