O que são e como usar pontos focais na decoração e projetos de interiores

Postado em 22 de agosto de 2022 por

Artifício da decoração de interiores, a determinação de pontos focais nos ambientes oferece dinamismo, personalidade e ativa ambientes internos e externos a partir do destaque de objetos decorativos ou de elementos construtivos. Veja a seguir o que é e como usar no projeto e decoração da sua casa.

O ponto focal é o elemento visual que se destaca no ambiente, a partir do qual todos os outros elementos do espaço, seja o mobiliário, os revestimentos ou os objetos decorativos, são definidos e distribuídos. É um artifício da decoração de interiores que busca trazer uma sensação de equilíbrio e, às vezes, atrair a atenção das pessoas, conduzindo-as por um percurso.

Em edificações o ponto focal pode ser derivado de atributos marcantes da arquitetura, como no Museu Guggenheim de Nova York, de Frank Lloyd Wright, por exemplo, em que a entrada impressiona pela combinação das rampas e do átrio iluminado por uma abertura zenital. Em residências, os ponto focais podem derivar de elementos construtivos, como lareiras, aberturas, estruturas e até revestimentos. Mas também podem ser objetos decorativos adicionados aos ambientes, como é o caso dos tapetes, almofadas, sofás, poltronas, estantes, entre outros.

Veja a seguir exemplos do que são pontos focais que destacam tanto elementos construtivos quanto decorativos:

Janela

Elemento estrutural

Revestimentos

Equipamento sanitário

Sofá

Fonte: Archdaily