Da escala da cidade ao detalhe: 27 projetos para celebrar o Outubro Rosa

Postado em 14 de novembro de 2022 por

Outubro é o mês em que muitos países do mundo celebram a conscientização a respeito da prevenção e do diagnóstico do câncer de mama. A partir de uma campanha da Fundação Susan G. Komen for the Cure, lançada em 1990 nos Estados Unidos, instaurou-se como símbolo dessa luta um laço rosa que se repete desde então nos eventos organizados com esse propósito. Para celebrar esse mês e somar às ações de conscientização, o ArchDaily selecionou um conjunto de projetos que utilizam a cor rosa, seja em fachadas, interiores ou detalhes.

As cidades se transformam durante outubro, seja a partir de seus monumentos, seja com eventos públicos ou ações de marcas. Como parte das estratégias de ampliação das campanhas do Outubro Rosa, muitas cidades iluminam seus monumentos com luzes rosa e organizam eventos como corridas para ampliar o acesso das pessoas às informações sobre esse que é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo. O rosa, que é comumente uma cor atrelada ao feminino, se torna parte do dia a dia dos cidadãos.

Na arquitetura o rosa é muitas vezes usado como um elemento de destaque do ambiente, contrastando com materiais neutros e cores básicas. Em tons mais pastéis, toma conta do ambiente como fundo, ou é aproveitado monocromáticamente. Versátil, chamativo e delicado, é possível usá-lo discretamente ou como destaque, sozinho ou acompanhado de outras cores, em forma de pintura, cerâmica, luz e tecidos. Confira essa variedade de possibilidades:

Fachada
Edifício Ensemble Mereville / Depeyre Morand Architectures

A Rosa de Vierschach / Pedevilla Architects

Casa Rosa / Mezzo Atelier

Casa em Três Rios / César Béjar Studio

https://www.archdaily.com.br/br/990178/da-escala-da-cidade-ao-detalhe-27-projetos-para-celebrar-o-outubro-rosa/633f8f4e33b76e33ca4f1ce9-da-escala-da-cidade-ao-detalhe-27-projetos-para-celebrar-o-outubro-rosa-foto

Bright & Bay Food / BENJAI Architectural Design

Centro Cultural Le 148 / WAW Achitectes

Fonte: Archdaily