Busca por status norteia escolha de imóvel de luxo

Postado em 15 de fevereiro de 2023 por

Um levantamento sobre o perfil socio-demográfico do brasileiro interessado em comprar imóveis pode ajudar construtoras e incorporadoras a nortear seus projetos futuros. No segmento de luxo, destacam-se os investimentos em itens exclusivos e no conceito de wellness building — que visa equilibrar bem-estar e qualidade de vida — como principais atributos considerados por potenciais compradores.

“O perfil sociodemográfico do comprador de imóveis de diferentes padrões”, pesquisa realizada pela Brain — Inteligência Estratégica, atesta que os clientes de alto padrão se destacam na busca por status, imediatismo e hedonismo, mas também estão preocupados em ter reconhecimento social e expectativa de renda futura mais elevada.

Segundo Fábio Tadeu Araújo, sócio e CEO da Brain, a identificação dos traços relacionados a atributos psicológicos evidencia ainda a preocupação desse tipo de cliente com modelos de edificação que causem menos impactos ambientais (green building) e que contribuam para um estilo de vida mais saudável dos moradores (heal thy building).

“O mercado imobiliário deve levar em conta esses conceitos no desenvolvimento de seus projetos, pois o imóvel a ser adquirido por esse comprador deve ter características que remetam à exclusividade e ao bem-estar, exigências que se diferenciam das de outros segmentos ouvidos na pesquisa”, diz Araújo.

O estudo elaborado pela Brain Behavior, divisão de pesquisas sobre comportamento de consumo da Brain, mostrou ainda a importância do crescimento profissional e do desenvolvimento intelectual para os compradores de imóveis de alto padrão. “Enfatizar essas questões pode ser um diferencial para as incorporadoras do mercado imobiliário de luxo”, analisa o CEO da Brain.

Luís Fernando Ortiz, diretor de Incorporação e vice–presidente da Gafisa, avaliza os resultados da pesquisa e afirma que a exclusividade tem sido justamente o foco da companhia, cujo posicionamento estratégico prevê produtos com alto valor agregado em regiões nobres das capitais de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Exclusividade, no entanto, não deve ser entendida apenas como um terreno bem localizado, um produto bacana ou um projeto assinado por arquitetos estrangeiros. Na avaliação de Ortiz, essa percepção deve ser observada em itens que agreguem valor e que diferenciem o empreendimento, como design biofílico e vegetação na fachada.

“A associação com marcas renomadas é outro importante aliado na busca pela diferenciação dos produtos da incorporadora para satisfazer o seleto grupo de clientes de altíssima renda e gosto requintado”, diz ele, citando a parceria da Gafisa com a marca de automóveis italiana Lamborghini. O residencial Tonino Lamborghini Apartments San Paolo, com duas torres de apartamentos-tipo, cobertura duplex e estúdios, fica na Alameda Jaú, a poucos metros da Avenida Paulista.

A diretora de Incorporação e Vendas da MPD Engenharia, Débora Bertini, ressalta a importância de pesquisas sobre o perfil psicossocial dos consumidores de imóveis de luxo em potencial para o desenvolvimento dos produtos.

Segundo ela, a assertividade de um projeto depende da perfeita combinação de itens que despertem o interesse desse tipo de cliente (localização, exclusividade, design, sustentabilidade e serviços) com outros de padrões mais básicos.

Vale ressaltar, segundo ela, que a singularidade e a definição do que é luxo devem ser observadas e analisadas com muito cuidado, pois cada cliente tem uma visão personalizada desses conceitos. “Os projetos voltados para o segmento de luxo precisam agregar valor para o consumidor. E isso é um desafio, já que o poder aquisitivo lhe permite fazer as escolhas que mais se adequem à realidade dele”, argumenta.

Débora Bertini acrescenta que a exclusividade e o diferencial de cada projeto são uma constante nos produtos de alto padrão. “Localização ímpar, acabamentos deslumbrantes ou arquitetura moderna? Não há uma resposta única. Mas, no segmento de luxo, o produto deve ser personalizado e desenvolvido com base nos desejos do cliente”, conclui.

Apartamentos são preferidos por 66%

Preferência pelo tipo de empreendimento mostra ainda que 45% priorizam casas e sobrados de rua, e 28%, casas em condomínios

A ressignificação da moradia continua impulsionando as vendas no mercado imobiliário de luxo e alto padrão. Outra pesquisa da Brain mostra que 44% dos 400 entrevistados desses dois segmentos desejam trocar o imóvel atual por um maior e com mais conforto, requinte e sofisticação.

O estudo “O imóvel de desejo e o conflito na escolha do comprador de imóveis de diferentes padrões” aponta que 27% das pessoas ouvidas sobre a intenção de compra têm o desejo de sair do aluguel, enquanto 22% querem deixar a casa dos pais e ter o próprio apartamento.

A preferência pelo tipo de empreendimento também foi captada na pesquisa. Os apartamentos são os preferidos pelos consumidores com elevado padrão de renda (66%), seguidos de casas ou sobrado em rua (45%) e de casas em condomínio (28%).

Os dados da pesquisa são vistos como uma forte sinalização de que o segmento de imóveis de luxo e alto padrão continuará aquecido ao longo deste ano. A opinião é do vice-presidente da Coelho da Fonseca Empreendimentos Imobiliários, Osvaldo Coelho, que, no entanto, se diz cauteloso quanto ao aumento das vendas ainda no primeiro trimestre deste ano.

“Somente a partir da definição da política de juros do Banco Central, o que deve ocorrer a partir do segundo trimestre, teremos uma visão clara do comportamento do consumidor no mercado de imóveis”, analisa Coelho, que atua no mercado primário com imóveis em lançamentos e em construção.

Fonte: Valor Globo