7 Tendências de iluminação para projetos de interiores

Postado em 5 de maio de 2023 por

O legado de Luis Barragán está na forma como ele usa luz e cor. A abordagem sensível de Tadao Ando à luz natural estabeleceu sua própria linguagem arquitetônica. As dramáticas transformações de interiores de James Turrell exploram uma percepção única das experiências visuais, onde “a luz não é uma ferramenta para possibilitar a visão, mas sim algo para se olhar”. As instalações imersivas de Olafur Eliasson brincam com a psicologia dos espectadores usando apenas luz, água e ar. Esses arquitetos e designers reimaginaram como a luz é percebida, inspirando gerações de arquitetos a seguir com a forma como eles entendem e empregam a luz.

A luz desempenha um papel crucial na arquitetura, pois impacta o conforto visual dos usuários e define a atmosfera geral dos interiores. Em meio às tecnologias inovadoras, a consciência ambiental e as tendências de arquitetura e design, os sistemas de iluminação evoluíram além de sua função básica. A luz tornou-se uma estratégia de design e uma afirmação da qualidade funcional e estética de um espaço. Quanto à forma como nossos interiores serão iluminados em alguns anos ou décadas, podemos esperar inovações com materialidade, como o uso de materiais orgânicos para gerar luz, a conexão de lâmpadas a dispositivos para aumentar a conveniência e economizar energia, ou o retorno às formas mais básicas da natureza.

Confira como arquitetos e designers seguem essas sete tendências de iluminação de interiores atualmente através de 18 projetos de nosso banco de dados.

Iluminação escultural
Os designs mais elaborados estiveram na vanguarda das tendências nos últimos anos. Formas orgânicas e esculturais inspiradas em silhuetas naturais e movimentos maximalistas foram vistas em interiores, móveis e fit-outs. Os designers de iluminação abraçaram essa linguagem exagerada de design e olharam para os dispositivos de iluminação como algo a mais do que uma fonte de iluminação, como uma ferramenta para se afirmar de forma ousada.

Light / TAMEN arq

Jardim de Alumínio / Moriyuki Ochiai Architects

Instalação suspensa de LED em uma estação de trem em Estocolmo / David Svensson

Smart LED

Os designers estão combinando estruturas impressas em 3D com iluminação LED, expandindo as possibilidades de design de interiores. Sistemas inteligentes de LED são projetados para serem mais convenientes, personalizáveis ​​e econômicos do que sistemas de iluminação tradicionais. Como visto no trabalho de Philipp Aduatz, tiras de LED são integradas e inseridas horizontalmente dentro de paredes de concreto, e o usuário pode manipular cores, gradientes, animação e horas de operação.

Iluminação Atmosférica

Também conhecida como iluminação ambiente ou de humor, a iluminação atmosférica foca em como o espaço interior é percebido fisicamente e emocionalmente. Usando tonalidades e intensidades específicas, dispositivos de iluminação coreografam a experiência sensorial dos usuários, reforçando a narrativa da arquitetura.

With.It Home / BodinChapa Architects

Tan90° Bar / AD ARCHITECTURE

SOMA Lounge Office / Design Studio BYO

Iluminação de Humor e Bem-Estar

Como meio de priorizar o bem-estar emocional, mental e físico, especialistas em comportamento humano e engenheiros industriais desenvolveram a “iluminação centrada no ser humano”, uma abordagem que leva em consideração o impacto da luz na biologia e comportamento humano. Esses sistemas imitam os ciclos naturais da luz do dia para complementar o ritmo cardíaco do corpo através de mudanças de cor, temperatura e intensidade.

Perfumaria Carner Barcelona / Jofre Roca arquitectes

Aquatio Cave Luxury Hotel & SPA / Simone Micheli

Fonte: Archdaily