É um software de modelagem 3D open-source que, com os plugins certos, pode ser utilizado para automatizar e melhorar processos de design arquitetônico

Postado em 22 de dezembro de 2023 por

A liberdade de criar

O Blender é licenciado como GNU GPL, de propriedade de seus colaboradores. Por essa razão, o Blender é um software gratuito e de código aberto, para sempre.

Missão
Coloque a melhor tecnologia CG 3D do mundo nas mãos de artistas como software gratuito/de código aberto.

Visão
Todos deveriam ser livres para criar conteúdo CG 3D, com meios de produção técnicos e criativos gratuitos e livre acesso aos mercados.

A organização
A Blender Foundation (2002) é uma organização independente de benefício público. Sua empresa spin-off, Blender Institute (2007), hospeda os escritórios da fundação e atualmente emprega 24 pessoas que trabalham no software Blender e em projetos criativos para validar e testar o Blender em ambientes de produção.

Em 2020 o Instituto se dividiu em duas empresas; O Blender Institute agora funciona apenas como agência de trabalho da Blender Foundation, e o novo Blender Studio contribuirá para a missão do Blender, produzindo conteúdo e testando pipelines de produção.

Essas organizações apoiam a comunidade de colaboradores do blender.org. É aí que o Blender está sendo feito.

O software
Blender é o conjunto de criação 3D gratuito e de código aberto. Ele suporta todo o pipeline 3D – modelagem, rigging, animação, simulação, renderização, composição e rastreamento de movimento, até mesmo edição de vídeo e criação de jogos. Usuários avançados empregam a API do Blender para scripts Python para personalizar o aplicativo e escrever ferramentas especializadas; frequentemente estes são incluídos em versões futuras do Blender. O Blender é adequado para indivíduos e pequenos estúdios que se beneficiam de seu pipeline unificado e processo de desenvolvimento responsivo. Exemplos de muitos projetos baseados no Blender estão disponíveis no showcase .

O Blender é multiplataforma e funciona igualmente bem em computadores Linux, Windows e Macintosh. Sua interface usa OpenGL para fornecer uma experiência consistente. Para confirmar a compatibilidade específica, a lista de plataformas suportadas indica aquelas testadas regularmente pela equipe de desenvolvimento.

Como um projeto conduzido pela comunidade sob a Licença Pública Geral GNU (GPL) , o público tem o poder de fazer pequenas e grandes alterações na base de código, o que leva a novos recursos, correções de bugs responsivas e melhor usabilidade. O Blender não tem preço, mas você pode investir , participar e ajudar a desenvolver uma ferramenta colaborativa poderosa: o Blender é o seu próprio software 3D.

Mais ajuda é sempre bem vinda! Desde desenvolver e melhorar o Blender até escrever documentação, etc., há uma série de coisas diferentes que você pode fazer para se envolver .

Afiliações
A Blender Foundation é membro da Open Invention Network , Khronos , Linux Foundation e Academy Software Foundation .

A licença
Blender é software livre. Você é livre para usar o Blender para qualquer finalidade, inclusive comercial ou educacional. Esta liberdade está sendo definida pela GNU General Public License (GPL) do Blender .

Fonte: Blender