A “Casa do Lago” vence Prêmio Archa iSalone by SketchUp; conheça e inspire-se com o projeto

Postado em 10 de abril de 2024 por

Em evento realizado no shopping Lar Center, na noite desta segunda-feira (1º) foi escolhido o projeto vencedor do Prêmio Archa iSalone by SketchUp: “A Casa do Lago”, assinado por Beatriz Caron e Kenji Okabaiasse, ambos do Paraná.

Como prêmio, a dupla receberá uma viagem para a Semana de Design de Milão, principal evento mundial do setor, que acontece entre 15 e 21 de abril, na Itália.
“A criação da Casa do Lago Matayoshi foi um processo que buscou materializar a essência dessa família única. O espaço foi pensado para proporcionar momentos de alegria, união e tranquilidade. Estamos muito felizes pela premiação e, principalmente, por ver que Felipe e Juliana se imaginaram, de fato, vivendo a experiência que esse projeto proporciona”, avaliam Beatriz e Okabaiasse, vencedores do Prêmio Archa iSalone by SketchUp.

A casa
O desenvolvimento do projeto vencedor envolveu diversas etapas, que passaram da classificação, a partir do portfólio do escritório, a mentorias e visitas técnicas às marcas apoiadoras do prêmio. Todos os 40 escritórios selecionados tiveram o desafio de desenvolver o projeto de interiores de uma casa cápsula, a Capsu, direcionada para uso da família Matayoshi, composta pelo casal de empresários Felipe e Juliana, sócios-fundadores da Pace (marca de streetwear), sua filha e seus dois cachorros. No programa de necessidade, o projeto precisava contemplar obrigatoriamente áreas social (cozinha, sala de estar e jantar) e íntima (suíte master, banheiro e espaço extra).

Para proporcionar à família um local para a criação de laços e memórias, Beatriz e Okabaiasse apostaram em um projeto no qual os ambientes naturais e arquitetônicos são apresentados de maneira equilibrada, com fluxos e conexões que diluem a percepção de dentro e fora, localizado às margens da Represa de Jaguari, na cidade de Santa Izabel, a 64 quilômetros de São Paulo.   

Os dois módulos, íntimo e social, são dispostos paralelamente e unidos por um pátio coberto, expandindo a sensação espacial da casa ao mesmo tempo em que reforça o contato da família com a natureza que circunda o imóvel, fazendo com que o barulho e a agitação da cidade deem lugar à serenidade e silêncio dos dias de relaxamento e convívio no campo.

O acesso à casa dá-se pela garagem, conectada à área social. Nela, os espaços são integrados, tendo a cozinha em ilha como destaque, pois permite a interação entre os membros da família e a contemplação da paisagem enquanto os alimentos são preparados. Os ambientes de estar e jantar estendem-se para o pátio coberto que conecta os dois módulos, permitindo à família fazer as refeições e desfrutar momentos em conjunto também na área externa, além de receber convidados.

Já a área íntima, voltada ao descanso, contempla a suíte do casal e o quarto de sua filha. Com proposta minimalista, mas aconchegante, o projeto aposta em tons amadeirados que trazem conforto e calor aos dormitórios, além de cortinas que garantem momentos de privacidade, quando fechadas, e de se desfrutar a bela vista da natureza ao redor, se abertas.

Conforto e identidade conquistam o cliente
Na seleção do projeto vencedor, Felipe e Juliana receberam o auxílio de representantes de renomadas instituições, incluindo a ABD, com Bianka Mugnatto, e o IED-SP, com Alexandre Salles. O casal destacou a dificuldade em escolher um único vencedor devido à excepcional qualidade dos escritórios finalistas: Arqton, Carolina Dallagrana, Diniz Ayub, FC Studio, GD Arq Studio, Icó Arquitetura, Janeiro Arquitetura e Monu.

Para o casal, a dupla Beatriz e Okabaiasse conseguiu traduzir a essência da família em um projeto de interiores, com elementos, texturas e cores que evocam tranquilidade e a ancestralidade da família, conectada ao Japão.

Na proposta, a família “persona” pode desfrutar de momentos de diversão, relaxamento e contemplação da natureza na intimidade e também na companhia de amigos.

Sobre o Prêmio Archa iSalone by SketchUp
Promovido pela Archa, plataforma brasileira de contratação de projetos de arquitetura, o Prêmio Archa iSalone by SketchUp é um concurso criativo que visa destacar o talento, as soluções e o estilo de trabalho dos profissionais de arquitetura e design de interiores de todo o Brasil. A dinâmica também promove networking e capacitação profissional, com o conhecimento de produtos e soluções das empresas parceiras, como o SketchUp, que detém o naming rights desta edição e é o principal programa de software de arquitetura do mundo, além de Amorim, Avell, Electrolux, Idelli Jardim Europa, Portobello, PRO LAR (Programa de Relacionamento do Lar Center), Suvinil e Westwing.

“A criatividade está no cerne do SketchUp – nosso propósito é ajudar os profissionais do ramo AEC a transformar suas visões em realidade. Patrocinar o concurso de design da Archa foi uma escolha natural e alinhada a isso. Em um período tão curto de tempo, os participantes precisavam de uma ferramenta profissional e flexível que os ajudasse a transmitir sua visão de design de forma ágil e clara. Eles utilizaram o ecossistema de ferramentas SketchUp e criaram projetos impressionantes, destacando a criatividade, colaboração e flexibilidade ao longo de todo o processo.”, comenta Flavia Padoam, executiva de Marketing do SketchUp na América Latina.

Nesta edição, foram 270 escritórios inscritos, dos quais 40 foram classificados para a etapa do desenvolvimento do projeto, com mentorias técnicas e criativas, além de experiências presenciais com as marcas parceiras antes do anúncio do projeto vencedor, realizado nesta segunda-feira (1º).

O evento final aconteceu no soft opening do Studio Archa by PRO LAR, primeira biblioteca inteligente de materiais brasileiros, mais uma iniciativa da plataforma Archa. O PRO LAR é o programa de relacionamento do Lar Center, primeiro Shopping temático localizado na Zona Norte de São Paulo.

“Esta edição foi um marco importante para a nossa história, com a consolidação de ferramentas e experiências que criamos nos últimos anos para profissionais de interiores. Promover a capacitação profissional, com estímulo ao networking e uso da tecnologia está na base de tudo o que fazemos.”, conta Anna Rafaela Torino, fundadora e CCO da Archa.

Fonte: Revista Haus