Roteiro: cinco destinos imperdíveis na Semana de Design de Milão

Postado em 17 de abril de 2024 por

Quem acompanha design – seja por profissão, gosto pessoal ou para estar antenado às últimas tendências de decoração e projeto de interiores – sabe que estamos no período mais importante do ano para o setor. A partir da próxima segunda-feira (15) terá início a Semana de Design de Milão (Milan Design Week, na sigla em inglês), para onde os olhos do mundo estarão voltados ávidos por novidades, inovação e, também, inspiração. Tudo isso em escala exponencial – sem exagero.

Só no FuoriSalone (evento que acontece por toda a cidade) são quase 800 os eventos programados. No Salone del Mobile.Milano, centenas de expositores, entre os quais estão as mais reverenciadas indústrias de design do globo. Os números tornam impossível a tarefa de acompanhar tudo o que acontece nessa semana vibrante, que movimenta a economia local (estimativas dão conta de que as hospedagem, por exemplo, chegam a custar sete vezes mais no período), atrai visitantes de todos os cantos do mundo e materializa a relevância do design (e, consequentemente, dos ambientes e espaços projetados a partir dele) para garantir conforto, sustentabilidade, qualidade de vida e beleza ao dia a dia das pessoas.

Se você vai a Milão, aproveite a jornada de mente aberta e se deixe invadir pelo design. Se vai acompanhar tudo à distância, desfrute o fato de poder “estar” em vários daqueles lugares ao mesmo tempo, a um clique entre um e outro. Em ambos os casos, HAUS estará contigo nessa jornada, pela capital mundial do design para apresentar o que, sem dúvidas, estará refletido nos projetos de interiores da sua casa nos próximos meses.

Para começar, trazemos um gostinho do que vem por aí, a partir de uma seleção dos principais eventos abertos ao público que integram a programação do Fuorisalone.

Confira:

Alcova

Em sua sétima edição, a plataforma internacional de design contemporâneo Alcova ocupará o cenário inédito de duas vilas icônicas na área metropolitana de Milão: Villa Borsani e Villa Valsecchi. No espaços com arquitetura modernista e barroco lombardo, serão expostos projetos assinados por designers, galerias, empresas e escolas que englobam materiais e processos produtivos sustentáveis, artesanato, questões sociológicas e políticas e experimentação estética.

Brera

Vivenciar a MDW e não visitar o distrito de Brera é o correspondente a ir ao Vaticano e não ver o papa. Coração da cidade de Milão, o bairro concentra showrooms das principais marcas do design mundial, além de pátios que se enchem de vida durante a Semana de Design. Entre os eventos imperdíveis na área estão as instalações “Poesis Materiae”, assinada por Zaha Hadid Design para a Íris Cerâmica Group, e “The Pattern of Dreams”, que apresenta a obra de arte imersiva “Lines of Flight”, por Numen/For Use para Porsche.

Isola Design Festival

O festival chega à oitava edição em 2024 e apresentará novos locais e espaços que nunca foram abertos durante a MDW, como Lampo Piano e Galleria Bonelli. Sob o tema “This Future is Currently Unavailable” (“Este futuro está indisponível no momento”, em tradução livre), serão realizadas exposições, workshops, palestras e instalações que discutirão o futuro do design em uma atmosfera de intercâmbio e criatividade.

Durini

Mais de 32 mil m² de espaços expositivos com o melhor do Made in Italy em produtos e projetos de 40 marcas é o que os visitantes irão encontrar no Distrito de Durini, sob o tema “Color Design Experience”. A novidade para 2024 é a exposição figurativa “Cromatismi onirici” (“Cromatismo Onírico”, em tradução livre), por NickMaltese Studio, com instalações icônicas espalhadas pelo distrito.

Tortona

Distrito de design mais antigo de Milão, a zona Tortona apresentará mostras e instalações que terão como fio condutor o diálogo entre passado, presente e futuro, com elementos locais e internacionais, tradição e inovação. Lá, a tradicional Ancient Factory 14 recebe a série “The way of…”, por Lechler, com coleções de cores que oferecem novos caminhos cromáticos contemporâneos.

Fonte: Revista Haus