Brises na sala, parede ripada e muita amplitude marcam este apê de 275 m²

Postado em 1 de julho de 2024 por

“Os clientes pediram um apartamento em tons bem claros, com materiais predominantemente naturais, e um projeto arquitetônico que fosse fácil de manter, dispensando grandes manutenções no dia a dia”, conta a arquiteta Camila Simbalista, que assina este projeto em Ipanema (RJ) com Paula Wetzel (ambas do Studio 021 Arquitetura, escritório do elenco da CASACOR Rio).

Entre as principais modificações na planta do imóvel de 275 m², a cozinha foi ampliada em direção à antiga área de serviço, abrindo, assim, espaço para uma nova copa. Originalmente, o imóvel tinha três quartos, mas somente um deles era suíte. Com a reforma, uma sala de almoço existente e um dos dois quartos de serviço foram eliminados para criar quatro suítes, sendo uma delas destinada a hóspedes.

“O grande diferencial da área social é o banco fixo que se estende ao longo de toda a parede da janela, projetado por nós em concreto e revestido com a mesma pedra natural Travertino Navona do piso. Com 10 m de comprimento, ele serve de apoio às salas de estar e de TV e ajuda a integrar melhor os dois ambientes. Deixamos um lado dele propositalmente sem estofados para apoiar objetos, plantas e livros”, explica Paula.

Outro destaque são os brises verticais (cilíndricos) usados para “separar” visualmente a entrada do apartamento das salas, sem bloquear a visão, luminosidade e ventilação. “Além disso, eles
ajudaram a disfarçar uma viga encontrada durante a obra”, acrescenta a sócia Camila.

Para mimetizar os volumes do hall de elevadores e da cozinha voltados para a sala, as profissionais revestiram as paredes com um grande painel ripado de peroba-do-campo, fazendo um contraste interessante com o piso claro. Repare que um trecho do teto da área social ganhou forro de madeira ripado em laca branca, com alçapão, usado como depósito das máquinas de ar-condicionado que atendem às salas.

Para acrescentar toques de cor, as arquitetas escolheram uma tela grande bem colorida (da artista Marcella Madeira) para a sala de estar (em tons de rosa, a pedido da cliente), além de um tapete off-white com listras sutilmente azuis. Já os móveis foram estofados com tecidos claros de linho 100%, couro e camurça.

Na decoração ­que segue o estilo casual, contemporâneo e leve, em total sintonia com o lifestyle carioca, foram aproveitadas algumas peças adquiridas para decorar o apartamento anterior, que era alugado, a exemplo das cadeiras de jantar Bossa (by Jader Almeida) e do quadro azul na sala de jantar (do artista Cosme Martins).

O mobiliário novo priorizou designs atemporais e assinados, com destaque para a poltrona com banqueta Mole (de Sergio Rodrigues), e casuais, como o sofá branco mega confortável da sala de TV, repleto de almofadas soltas no assento e no encosto.

Na suíte master, as arquitetas propuseram um layout diferente para otimizar os espaços e melhorar a ventilação e iluminação naturais, sobretudo na bancada de apoio às cubas. Uma grande porta de correr de folha de madeira natural permite integrar totalmente o banheiro ao dormitório, trazendo amplitude visual, ou isolar os espaços, quando necessário.

Fonte: Casa Cor