Casa Plana / LOZÍ

Postado em 20 de agosto de 2024 por

Casas • Tietê, Brasil
Arquitetos: LOZÍ
Área: 288 m²
Ano: 2022
Fotografias:Favaro Jr.

Fabricantes: Accende Lampadário, Aplika Fim, Art&Fer, Bertoni ar condicionado, Cedroarana Esquadrias de Madeira, Claidir Casa (Gaucho), Comercial Gobbo Piracicaba, Deca, Dimauro, Dimol, Edmilson Cardoso, Edna Cortinas, Eliane Revestimentos, Escalera Pré-Moldados, FPL Elétrica e Segurança, Flora Santiago, Funcional Coifas, Godomieri Filtra & Aquece, Goldoni Blocos e Pisos, Grupo Zafor, +23

O projeto foi idealizado para ser uma casa de férias e com possibilidade futura de mudança definitiva da família. Por essa razão a distribuição dos usos dos espaços construídos e vazios se organizam através de uma grande passarela.

No setor A (vide planta) com fachada principal para o leste, implanta-se o módulo onde se abrem os 3 dormitórios, com vista para um jardim voltado pra rua, porém com densidade suficiente pra oferecer privacidade. Aqui também estão agrupados, lavabo, banheiro da piscina, lavanderia e copa interna. A construção desse módulo é em alvenaria convencional e laje impermeabilizada. Sobre essa laje se concentram as máquinas e caixas d’água.

No setor B, apartado do A, temos o módulo onde fica a área social, com grande cozinha, jantar e estar/tv. Esse grande salão também se abre para o leste, com grandes portas e janela, que debruçam sobre o pátio da piscina e o jardim da jabuticabeira. Na parede oposta estão pequenas frestas basculantes que oferecem a luz do entardecer e ventilação.

No setor C, encontra-se a entrada principal da casa, sob uma cobertura metálica leve, com garagem e varanda, separadas por um muro. Este setor, que também recebe o jardim da jabuticabeira, tem papel importante: foi pensado como uma área de expansão, se necessário no futuro.

Guardar no Meu ArchDaily

O setor D, é o grande pátio externo, ora revestido com pedra são tomé, ora de jardins (ainda não implantados). Nesse espaço estão piscina, pergolado, e acessos para lavanderia e banheiro. O setor E é a passarela. Em estrutura metálica leve e fechamentos em vidros fixos e corrediços, ela faz as conexões de todos os setores e módulos e dita os usos, privacidades e perspectivas da família e dos amigos. A Lozi projetou e gerenciou todo o processo de construção.

Fonte: Archdaily