Globo Comunidade: conheça prédio sustentável da Firjan que tem árvore tecnológica

Postado em 29 de outubro de 2021 por

Construção em formato de árvore tem painéis solares para captação de luz e produção de energia. Chão do edifício recebe água da chuva, que é reaproveitada para regar o jardim.

Uma árvore tecnológica foi instalada na parte externa de um colégio da Firjan, no Rio de Janeiro, para produção de energia solar. No lugar das folhas, existem painéis solares que captam luz e transformam em energia.

Na base desta árvore tecnológica, foram instaladas entradas USB para carregar celulares, por exemplo. Além da árvore tecnológica, o edifício é todo adaptado para iniciativas sustentáveis.

O chão do edifício é preparado para receber água da chuva, que é reaproveitada para regar as plantas no jardim. Além disso, as janelas têm uma película azul que captam a luz do sol e gera energia para o prédio.

O vice-presidente da Firjan, Marcelo Kaiuca, afirmou que construção está um passo à frente no quesito tecnologia.

“O centro de inovação da construção civil do SESI/Senai da Tijuca, quando você entra aqui parece que você está um passo à frente de tudo que você já viu. É uma sensação muito bacana. Na área da construção civil, o setor está ancorado em três alicerces: digitalização, industrialização e a sustentabilidade”, disse.

Fonte: G1