Abece lança recomendações para norma de projetos de fixação

Postado em 2 de outubro de 2020 por

O diretor da ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural) e coordenador do Comitê Técnico de Estudo sobre Fixações, eng. Tiago G. Carmona, foi o responsável por apresentar, em 31 de outubro de 2019, no ENECE 2019 – 22º Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural, o documento “Recomendações ABECE 005:2019 – Projeto de fixações com chumbadores em elementos de concreto”.

Esta publicação foi elaborada pela ABECE, por meio do Comitê e da colaboração de profissionais e empresas do ramo, com o objetivo de obter um texto-base para uma futura norma brasileira de projeto de fixações com chumbadores químicos.

A recomendação se baseia principalmente nas disposições do Tecnical Report TR 029 editado pela EOTA – European Organization for Technical Assessment – Design of Bonded Anchors, complementada por itens do boletim 58 do FIB – International Federation for Structural Concrete e pelo projeto de norma FprEN 1992-4:2015 do comitê técnico CEN/TC 250 – Structural Eurocodes.

O palestrante explicou que o Comitê Técnico de Estudo sobre Fixações foi constituído pela ABECE para padronizar as rotinas de dimensionamento e projeto de fixações (mecânicas e químicas) com a criação de um texto-base para ser divulgado no meio técnico e servir de parâmetro para um comitê normativo e comentou sobre as ações e avanços que vêm sendo desenvolvidos pelo grupo participante.

O documento pode ser acessado em https://tinyurl.com/yylby3xg

Divulgação: Prefixo Comunicação – Assessoria de Imprensa da ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural)

Jornalista Responsável: Rosana Córnea (MTb 17.183)

(11) 4220-3609 / 99900-8050

prefixo@prefixocomunicacao.com.br

www.abece.com.br

http://twitter.com/abece_abece

https://www.facebook.com/ABECE.com.br

https://www.instagram.com/abece_associacao/

https://www.linkedin.com/in/abece-ass-bras-de-engenharia-e-cons-estrutural-523389163/

Fonte: Abece