Postado em 6 de outubro de 2020 por sn-admin
O escritório Carolina Penna Arquitetos assina o espaço Maker no Colégio Anglo Morumbi. A arquiteta comanda seu escritório desde 2006, formando um portfólio significativo que reúne hoje cerca de 100 projetos de arquitetura e decoração. São residências, salas e prédios comerciais, instituições de ensino – uma de suas especialidades, e muito mais.
O projeto da nova sala Makerspace do Colégio Anglo Morumbi foi pensado, desde o início, juntamente com o cliente para ser um elemento de grande destaque na escola. Este espaço simboliza uma nova visão de educação, um espaço aberto e descontraído para experimentações. Construído como um anexo, o local definido para a sala maker foi feito todo em vidro, conferindo permeabilidade visual tanto de quem está dentro da sala, como quem está fora.
O projeto arquitetônico partiu desta diretriz: procuramos usar a única parede cega para locar as estantes, painel de ferramentas e demais marcenarias de apoio e guarda de consumíveis, além da cortadora laser. As demais fachadas em vidro nos serviram de inspiração para criar estantes vazadas para exposição dos trabalhos dos alunos. A área de trabalho ficou concentrada no centro da sala, com 4 mesas de trabalho (24 alunos) e 4 bancadas altas.
Os tetos foram pintados de preto para que a infraestrutura de iluminação e de ar condicionado ficasse menos aparente. “Projetamos uma estrutura em madeira no teto, na mesma linguagem das estantes em continuidade das estantes para o teto, criando um elemento divertido e de apoio à instalação de projetos dos alunos, para que eles pudessem pendurar os trabalhos, recados e etc”, comenta a arquiteta Carolina Penna.
Crédito: Guilherme Pucci