Postado em 23 de outubro de 2021 por sn-admin
Reciclar materiais na arquitetura não se trata apenas de buscar soluções mais sustentáveis, mas também em se desdobrar no passado, no uso de materiais descartados, se opondo à lógica de construção que há tempo se ensina na nossa disciplina. Através do reuso de elementos é possível ressoar o contexto histórico e cultural através da materialidade e símbolos que cada um deles carrega, enaltecendo ainda mais o conceito do próprio projeto.
Para ilustrar essas colocações, selecionamos cinco edifício que são referências quando se trata de reutilizar materiais na arquitetura. Em diversas escalas e programas, demonstra-se que a inovação a partir do desejo de reciclar pode brindar soluções únicas e transformadoras, que respeitam seu entorno não apenas ao criar um diálogo com as formas arquitetônicas, mas trazendo os materiais que ali já existem, ou que ali seriam descartados, para criar uma nova visão projetual.
Museu Histórico de Ningbo / Wang Shu + Lu Wenyu, Amateur Architecture Studio
Neste projeto, detritos dos antigos edifícios existentes no local foram reaproveitados, assim, Wang Shu destaca um passado quase esquecido, “ressignificando o substrato da memória em elementos fundamentais da estrutura do novo edifício, resíduos descartáveis que o arquiteto utiliza e incorpora na construção da cofragem permanente da estrutura de concreto do edifício, cimentando a história na própria arquitetura”.
Centro Comunitário da SOS Children’s Villages / Studio Gang
O projeto liderado por Jeanne Gang possuía restrições orçamentárias que levou a um edifício que expressa sua materialidade de forma direta. Para isso, foram utilizados agregados de concreto, de canteiros de obras em Chicago, que foram reciclados e trabalhados de distintas formas para gerar uma variação de cor que revela uma “natureza líquida” da materialidade.
Can Cube / Archi-Union Architects
A fachada é criada a partir de um sistema de latas de alumínio. Assim, ela não só reutiliza um material, como economiza a energia desperdiçada durante os processos de reciclagem, ao aproveitar as latas em sua forma atual, sem a necessidade de outros processos.
Fonte: Archdaily