Postado em 31 de agosto de 2022 por sn-admin
Com vida útil de 80 anos, a telha gera economia de até 40% na conta de luz.
A Telite, empresa carioca que atua na indústria plástica, está propondo a reciclagem de plástico para a produção de telhas solares. Especialista em telhas, a empresa desenvolveu um modelo utilizando grafeno, que pode gerar energia solar.
A empresa tem como objetivo devolver à cadeia produtiva um novo produto desenvolvido a partir de resíduos gerados por residências, comércios e indústrias. Através de processos inteligentes, eles garantem que cada novo produto tenha uma vida útil sustentável, econômica e limpa.
Para fabricar as telhas, a empresa utiliza cerca de 150 toneladas de plástico reciclado por mês – retirado do meio ambiente por meio do seu programa de logística reversa. O material usado é o polietileno de alta densidade, que é impermeável, atóxico, resistente a altas temperaturas e não agride o meio ambiente.
A tecnologia aplicada para captação de luz solar permite que cada placa de telha, cujo tamanho é de 1,90m x 1,10m, tenha capacidade para gerar até 150 Kwh por mês. De acordo com a média nacional de consumo de energia, com apenas duas telhas será possível abastecer uma residência com energia elétrica pelo período de 30 dias.
Segundo a Telite, apenas quatro telhas podem gerar cerca de 30 quilowatts de eletricidade por mês, o suficiente para um mês para uma casa com sala, cozinha, dois quartos e um banheiro. A vida útil do equipamento é de até 80 anos.
Pesando 7kg e medindo pouco mais de 2m de comprimento, as placas possuem camadas que podem ser aplicadas em qualquer tipo e tamanho de telha, facilitando a instalação e cobrindo áreas maiores.
Elas também são capazes de absorver a energia solar em dias nublados e chuvosos sem afetar sua capacidade fotovoltaica. Os primeiros testes das telhas aconteceram em duas casas, uma no sudeste e outra no sul do país. Porém, a tecnologia ainda está em fase de certificação pelo Inmetro e continua sendo testada em diferentes regiões do país.
Os resultados da empresa são animadores: mais de 2.345 toneladas de materiais recicláveis foram coletados para a criação de produtos sustentáveis. Cerca de 25600 telhas foram produzidas a partir da reciclagem de plásticos e houve redução de 1.065.000,00 quilos de CO2 no planeta.
Ações que nos enchem de orgulho!
Iniciativas voltadas para a reciclagem do plástico evitam que eles tenham o destino incorreto: os aterros sanitários.
Um exemplo de iniciativa voltada à logística reversa do plástico é o Programa de Reciclagem de Copos Descartáveis. Idealizado pela Braskem, em parceria com a Dinâmica Ambiental e apoio da Copobras, Altacoppo, Unigel e Innova, a iniciativa encaminha para a reciclagem de forma correta e eficiente esses materiais tão amplamente consumidos em ambientes corporativos e eventos.
Os copos descartáveis são recolhidos pelas equipes da Dinâmica Ambiental e encaminhados às recicladoras. Lá, são transformados em resina pós-consumo e ganham novas utilidades, podendo ser aplicados nos segmentos de tampas de cosméticos e produtos de limpeza, utilidades para o lar, na indústria automotiva ou moveleira e na fabricação de eletrodomésticos e bicicletas.
Além da contribuição com a economia circular, o programa também é educativo, já que os colaboradores das empresas participantes recebem treinamentos sobre o processo de descarte e outras boas práticas sustentáveis. Assim, eles podem compartilhar essas informações com a família e levar a sustentabilidade para dentro de casa!
Para fazer parte dessa iniciativa e contribuir com a preservação dos nossos oceanos e meio-ambiente, entre em contato com a Dinâmica Ambiental.
Fonte: Pensamento Verde