Postado em 29 de setembro de 2022 por sn-admin
Engenheiros do Royal Melbourne Institute of Technology da Austrália conseguiram criar um novo tipo de concreto. A princípio, o composto é feito com alterações nos ingredientes de produção que barateiam o custo. Entretanto, ainda não está totalmente pronto e carece de novas pesquisas para aprimorar o produto.
O concreto é usado em todo o mundo no ramo da construção civil e a receita, em geral, é muito simples. Basicamente, se usa Cimento Portland em conjunto com água e agregados, que são materiais como cascalho, areia e pedras. O problema é que alguns desses materiais são caros, o que impacta no preço final do concreto.
A solução dos engenheiros, então, partiu de mudar esses agregados, utilizando a reciclagem de pneus usados no processo de produção. Como resultado, eles obtiveram um material que é forte, mais barato e que acima de tudo, torna possível a reciclagem dos pneus desgastados de veículos.
O produto final, entretanto, ainda carece de ajustes, já que ele exibe muitos poros. Isso acontece porque a água utilizada no processo de produção evapora, deixando lacunas entre a borracha e o cimento. Dessa maneira, ele perde resistência e consequentemente, fica com uma qualidade inferior.
A medida é mais uma que visa melhorar o uso do concreto, como aconteceu com a ideia apresentada em 2018 sobre um produto baseado em grafeno. Este, por sua vez, prometia ser mais resistente com o uso de menos ingredientes em sua confecção. O grafeno é muito versátil e deve ser usado até mesmo no combate ao câncer.
No caso do concreto feito de borracha, houve soluções para melhorar a resistência, como a utilização de moldes de metal com ingredientes comprimidos para reduzir os poros. De fato, funcionou, mas ainda não é o ideal e os engenheiros seguem na busca de ideias para melhorar e reforçar o produto final.
Fonte: Abrerpi