Postado em 18 de outubro de 2022 por sn-admin
Vida e movimento são palavras que definem bem o conceito do mais novo prédio da St. Nicholas School de Alphaville. Inaugurado em agosto de 2022, o espaço versátil pode se transformar de acordo com as necessidades dos alunos e professores. “Uma sala pode virar três”, resume Gudrun Ingimundardottir, Coordenadora do Secondary/MYP. Para concretizar esse prédio dos sonhos foram investidos aproximadamente 18 milhões de reais, o resultado é uma imponente estrutura de três andares que se destaca na área rodeada por prédios térreos.
“Tivemos total liberdade para criar, sempre levando em consideração a idade dos alunos. Fizemos uma construção em blocos de modo que cada turma tivesse um pátio exclusivo e outro pátio maior que possibilitasse a interação entre os alunos de séries diferentes”, ponderou Grazzieli Rocha, Sócia Diretora do tradicional escritório Aflalo/Gasperini Arquitetos que liderou esse projeto. “Com um terreno de grande magnitude pudemos fazer uma escola completamente horizontal e que traz muita sinergia com a natureza. Nos preocupamos com a ventilação, boa incidência do sol, criar esses nuances de luz e sombra, integração com interior e exterior, porque sabemos o quanto isso tudo ajuda na formação dos alunos e traz qualidade de vida para eles”, complementa. Assim, grandes janelas de vidro substituíram as paredes para facilitar essa entrada de luz natural e principalmente valorizar a abundante natureza da região que proporciona uma vista maravilhosa de muita área verde.
Do lado de dentro os alunos se sentem acolhidos e inspirados com um moderno media center à disposição – em que podem até mesmo gravar podcasts. “Gostei muito do novo prédio do Middle Years, porque o espaço é super aconchegante e ótimo para estudar. Os laboratórios são imensos e bem completos”, comenta a aluna Francesca Crestani. A área de lazer também merece destaque já que possibilita muita integração e socialização. Uma biblioteca completíssima dá suporte ao aprendizado e, assim como os novos laboratórios e salas de aula ainda mais equipadas, é um espaço multifuncional. As mobílias escolhidas a dedo vão de pequenos cubos e pufes a mesas grandes de diferentes alturas.
“Todas as áreas possibilitam vários tipos de atividades que fazem parte dos interesses dos alunos. Os espaços são múltiplos, estão em movimento e são muito adaptáveis”, detalha Gudrun. A expansão demorou cerca de um ano e meio para ser concluída e é apenas o começo. Afinal, a St. Nicholas acredita no grande potencial da região que está em constante crescimento. Tanto é assim que os próximos passos incluem a construção de um campo de futebol, novas salas de aula, nova cozinha e muito mais. “Essa escola é uma obra viva que continuará crescendo por muito tempo até se transformar praticamente em um campus universitário. Os alunos vão percebendo esse caminhar da evolução do prédio que vai crescendo junto com eles numa simbiose”, finaliza Grazzieli.
Um fato curioso sobre o novo prédio é que alunos e professores foram convocados para ajudar no projeto. Do departamento de música ao de tecnologia, todos deram sugestões e ajudaram a criar o design thinking de forma democrática. Com isso, a transformação alinhou os ambientes da melhor forma com as práticas pedagógicas da St. Nicholas, criando espaços que vão de encontro com a missão e os princípios de aprendizagem do IB. Vale lembrar que a unidade de Alphaville oferece os programas Primary e Middle Years.
Fonte: Vero