Postado em 19 de janeiro de 2023 por sn-admin
Para começar 2023 já conectado com o universo da arquitetura, separamos 11 dos principais projetos arquitetônicos mais interessantes que estão previstos para serem concluídos em 2023. A seleção inclui uma biblioteca inspirada em uma floresta e até um complexo multirreligioso para cristãos, judeus e islâmicos. Confira!
1. Gilder Center – Nova York, Estados Unidos
Um dos edifícios mais aguardados deste ano é o Gilder Center, uma extensão do Museu Americano de História Natural na cidade de Nova York. O escritório que assina o projeto, o Studio Gang, já divulgou imagens prévias do edifício, que revelam seu interior de concreto semelhante a uma caverna. Seu design é inspirado em formações rochosas.
2. Toranomon-Azabudai – Tóquio, Japão
O Heatherwick Studio concluirá seu primeiro projeto no Japão em 2023 – uma pérgola gigante cheia de plantas, que fica ao lado do arranha-céu mais alto do país, no centro de Tóquio.
3. Passeio Paulista – São Paulo, Brasil
Localizado próximo à Av. Paulista, o complexo de uso misto, além dos escritórios e pavimentos dedicados ao mundo corporativo, terá, no térreo, vinte restaurantes, lojas e serviços com áreas comuns abertas para funcionários e pedestres. Também estarão disponíveis nove lofts para aluguel. O projeto é do escritório Aflalo/Gasperini Arquitetos.
4. Sub-Center Library – Pequim, China
Criada pelo renomado escritório Snøhetta, a Sub-Center Library em Pequim, na China, está sendo projetada para dar aos visitantes a sensação de que estão em uma floresta.
5. Abrahamic Family House – Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos
O Adjaye Associates conclui, neste ano, um complexo multirreligioso em Abu Dhabi, que abrigará uma igreja, uma mesquita e uma sinagoga. O projeto tem o objetivo de celebrar as três religiões abraâmicas – cristianismo, islamismo e judaísmo – e estimular o diálogo e a compreensão.
6. Arena MRV – Minas Gerais, Brasil
Assinado pelo escritório mineiro Farkasvölgyi Arquitetura, o estádio do clube Atlético Mineiro, em Belo Horizonte (MG), traz as listras pretas e brancas, identidade do time, na fachada. A arquitetura da arena possui mil toneladas de aço em estruturas pré-fabricadas, o que garantiu uma construção mais barata, ágil e sustentável.
7. Bezalel Academy of Arts and Design – Jerusalém, Israel
Projetada pelo escritório SANAA, o novo campus da principal escola de design do Israel conterá estúdios distribuídos em pavimentos desencontrados, atravessados por vazios e ligados por rampas e escadas.
8. Paddington Square – Londres, Inglaterra
A Paddington Square, criada por Renzo Piano, ocupará o terreno ao lado da estação Paddington. O edifício é um cubo de vidro gigante contendo um bloco de escritórios de 14 andares sobre um nível térreo aberto repleto de lojas e restaurantes.
9. The Spiral – Nova York, Estados Unidos
Revelado pela primeira vez em 2015, o arranha-céu The Spiral, assinado pelo escritório BIG, será finalmente inaugurado em Nova York, tornando-se a sede da Pfizer. O projeto foi nomeado em referência a linha ascendente de terraços verdes que se estende de sua base até o topo e fornecerá a cada andar um espaço ao ar livre.
10. Biblioteca Nacional de Israel – Jerusalém, Israel
Outro projeto em Jerusalém que deve ser concluído este ano é a Biblioteca Nacional de Israel, fruto da parceria entre os escritórios Herzog & de Meuron e Mann Shinar Architects & Planners. A estrutura se destaca por ser revestida de pedra e cortada por um átrio circular, em torno do qual serão organizadas estantes curvas e espaços de estudo.
11. Zhuhai Jinwan Civic Art Center – Zhuhai, China
Mais um projeto futurista do escritório Zaha Hadid Architects, o Zhuhai Jinwan Civic Art Center fica acima de um lago artificial em Zhuhai, no sul da China. Suas alas, inspiradas nas aves migratórias, abrigarão um museu de arte, um teatro, um centro de ciências e um salão flexível.
Fonte: Casa e Jardim