Postado em 12 de março de 2023 por sn-admin
Pensar em maneiras sustentáveis de se viver é cada vez mais importante no dia a dia. Não só pela nossa qualidade de vida atual, mas para as próximas gerações também.
O estilo e conceito de construção sustentável visa buscar um equilíbrio entre as obras feitas pelo homem e a manutenção e preservação dos ambientes criados pela natureza. Tal iniciativa gera impactos muito positivos, não somente na qualidade do ar, por exemplo, mas também na saúde mental.
Se você ainda não conhece esse tipo de construção e quer saber um pouco mais sobre o conceito, continue a leitura para conferir as dicas que preparamos para você.
O que é uma construção sustentável?
A área de construção civil é responsável por muitos danos ao meio ambiente. A área pode impactar desde o consumo de recursos naturais até ocasionar alterações nos solos.
Segundo um levantamento realizado pelo Conselho Brasileiro de Construção Sustentável, o setor de construção consome 20% de água das cidades, 75% dos recursos naturais e gera cerca de 80 milhões de toneladas de resíduos por ano.
Tamanho impacto no meio ambiente precisa, com urgência, ser repensado. Dessa maneira, surge o conceito de sustentabilidade na construção civil. A prática visa diminuir os impactos no meio ambiente, causados pelos projetos arquitetônicos.
O que faz uma construção sustentável?
Para uma construção ser considerada sustentável é necessário atender alguns pontos:
Aproveitar recursos naturais: é preciso pensar no projeto para que ele aproveite todos os recursos possíveis, como a luz natural para diminuir o consumo de energia elétrica;
Usar métodos para economia da água: não somente durante a obra, mas no projeto como um todo, visando o reaproveitamento;
Gestão de resíduos: é necessário pensar como aproveitar bem os resíduos e como descartá-los corretamente;
Qualidade de vida: a sustentabilidade não fica somente na etapa de construção. Ela também deve permear a vivência dos futuros habitantes.
Claro, esses são somente alguns pontos desse conceito. Antes de iniciar o projeto, é necessário estudar quais são todas as possibilidades de tornar a construção mais sustentável.
Benefícios das construções sustentáveis
Cada vez mais as pessoas estão prezando por produtos, soluções e práticas mais sustentáveis. Considerar o conceito na hora de montar um projeto pode ser benéfico para o comprador, para a empresa e para o meio ambiente. Confira algumas das principais vantagens:
Valorização do imóvel
Essa tendência também invade o ramo imobiliário, fazendo com que construções que pensem nessa solução inovadora fiquem em alta e sejam cada vez mais buscadas e valorizadas.
Redução do consumo de água e energia
Não somente na etapa da construção, mas também no pós-obra. Ao planejar espaços que aproveitem cada oportunidade de luz natural e reaproveitamento da água, há redução no consumo e nos gastos. Essa economia é benéfica não somente para a natureza, mas também para o bolso do proprietário.
Posicionamento da empresa
Com o aumento da demanda por esse tipo de construção, ao adotar o método de construção sustentável você também coloca a sua empresa no radar de consumidores ambientalistas, demonstrando a preocupação com a natureza e com os valores dos seus clientes.
Quais as formas de construção sustentável?
Dentro deste conceito, algumas formas e métodos podem ser destacados. Confira alguns exemplos de construção sustentável:
Construção modular: o método utiliza módulos habitacionais industrializados. Esse modelo é personalizado e pode ser desmontado;
Economia hídrica: nesse método, o projeto é pensado para fazer o reaproveitamento da água, como usar a água da chuva para outras atividades;
Jardim vertical: esse estilo é perfeito para gerar a purificação do ar, garantir proteção térmica, redução de gastos e ruídos e ainda fica um charme na decoração;
Retrofit: esse tipo de construção sustentável consiste em pegar construções já existentes e implementar melhorias sustentáveis.
Como aplicar a sustentabilidade?
Além de pensar o projeto todo com atenção aos detalhes e colocar em prática os tipos de construções sustentáveis citados acima, é preciso também prezar por fornecedores que estejam alinhados com esses valores, como a Perin Plásticos.
Com mais de 23 anos de atuação no mercado, a Perin Plásticos entende a importância de preservar o meio ambiente e investe em tecnologia para cumprir esse objetivo, possuindo em seu portfólio produtos que imitam madeiras nobres, permitindo que sua obra conecte beleza e sustentabilidade em uma única solução.
Por isso, seus produtos em PVC garantem os seguintes benefícios:
Material ecologicamente sustentável;
Desempenho térmico e acústico;
Design moderno;
Texturas que imitam madeiras;
Excelente acabamento;
Baixo custo com manutenção;
Imune aos fungos e às bactérias;
Projetos personalizados;
Fácil instalação.
Fonte: Gazeta do Povo