Postado em 20 de abril de 2023 por sn-admin
Viver em um mundo cercado pelo constante surgimento de novos desafios exige adaptabilidade, resiliência e aprendizado contínuo. Em resposta, os concursos de projeto encorajam arquitetos a pensarem fora da caixa para criar soluções inovadoras. Seja para projetos experimentais ou práticos, esses concursos oferecem uma plataforma colaborativa para promover inovação e criatividade na solução de desafios contemporâneos. Esse é o caso da Buildner, que desenvolve um espaço para concursos de arquitetura abertos para descobrir novas possibilidades arquitetônicas.
Os concursos de arquitetura da Buildner são uma ferramenta para impulsionar o progresso ao fomentar ideias revolucionárias que promovam a discussão de tópicos críticos como habitação acessível, sustentabilidade e arquitetura em pequena escala. São fundamentais para enfrentar desafios globais. Esses concursos visam inspirar a próxima geração de designers a desafiar o status quo.
Novas formas de viver
O surgimento de novos estilos de vida aumenta os desafios arquitetônicos contemporâneos. À medida que mais pessoas se mudam para cidades, enfrentando crises habitacionais e de acessibilidade – e o fato de que a indústria da construção civil está seriamente prejudicando o planeta – torna-se ainda mais necessário buscar novas ideias para vivermos em escala menor e de forma mais eficiente.
A exploração da inovação habitacional pode seguir diferentes caminhos, como a reutilização adaptável, estratégias circulares, impressão 3D, estruturas modulares, abordagens para co-living, novas formas de desenvolvimento orientado para o trânsito, leis de zoneamento revisadas para permitir densidades mais altas ou códigos tributários reformados. No entanto, além de revisar o design residencial, transformar nossa forma de viver requer desafiar as normas sistêmicas.
Ao fazer perguntas não tradicionais (como podemos repensar nossa infraestrutura de rodovias e ferrovias, nossas áreas industriais à beira-mar ou nossas fábricas para apoiar novas formas de viver?), os concursos de arquitetura criam um espaço para transformar nossa maneira de viver desenvolvendo novas tecnologias, preocupações ambientais e mudanças de necessidades e valores.
A busca da Buildner pela inovação habitacional
Em resposta às formas contemporâneas de viver, os concursos buscam conceber soluções habitacionais inovadoras e novas estratégias para nossa vivência nas cidades.
Por meio do evento anual MICROHOME, arquitetos são desafiados a projetar uma casa modular autossuficiente com tamanho não superior a 25m2. Eles exploram ideias de modularidade e uso reduzido de materiais para comunidades de casas flutuantes que combatem a pobreza e as mudanças climáticas em Bangladesh, para casas projetadas para maximizar a flexibilidade de profissionais que trabalham em casa, para casas específicas ao ambiente que aproveitam jardins hidropônicos para necessidades energéticas e diversas outras.
Buscando ideias para cidades com suprimentos habitacionais limitados, os concursos de habitação acessível focaram em diferentes cidades como Berlim, Londres, Melbourne, Paris, Sydney, Toronto e Vancouver. As propostas indagam sobre a transformação das condições habitacionais básicas dessas cidades, consideram espaços abaixo de rodovias, construções sobre e dentro de infraestrutura subutilizada, projetam em vazios urbanos, reformulam ruas entre empreendimentos residenciais existentes e trazem novos edifícios que misturam programas comerciais, escritórios e residenciais para aumentar o dinamismo de áreas centrais de negócios vazias.
Dez anos de concursos de design
Cobrindo dois tipos de concurso – ideias e projetos – a Buildner tem fomentado o desenvolvimento de conceitos focados em temas específicos e buscado soluções para projetos há dez anos. Com um júri diverso, internacional e interdisciplinar, cada competição avalia cada inscrição com base em sua resposta a um briefing e no reconhecimento de exemplos excepcionais de gráficos, comunicação e pensamento inovador distinto. É um espaço que aspira ser um recurso e uma fonte de inspiração para que essa geração de designers possa propor soluções.
Desde o início da arquitetura, concursos de design têm sido uma ferramenta para encontrar soluções inovadoras. Usadas para diferentes fins, elas geraram movimentos revolucionários, construções inovadoras e também criaram alguns dos patrimônios construídos mais valorizados, como o Arco de St. Louis, o Centro Pompidou, a Tribune Tower e o Parque de la Villette. Além de incentivar projetos de arquitetura, esses concursos também geram ideias que mudaram a arquitetura, impulsionando a indústria para frente. Assim como ler livros para expandir o conhecimento, os concursos são um exercício criativo que permite aos arquitetos testar ideias sem limitações do mundo real.
Fonte: Archdaily