Postado em 1 de setembro de 2023 por sn-admin
Embora o uso da cor possa ser utilizado para esconder ou disfarçar uma característica específica, também pode servir para destacá-las. Dentro do território latino-americano, podemos descobrir que em estruturas e fechamentos têm predominado tonalidades de vermelho, verde e azul no contexto de uma arquitetura residencial que pretende integrar uma linguagem adequada ao ambiente em que se insere.
A aplicação da cor em estruturas e fechamentos pode estabelecer uma estética nos espaços internos ou externos que, por sua vez, pode estar relacionada com as tecnologias ou métodos construtivos, a paisagem e os materiais locais do entorno, entre outros. Destacando determinados elementos estruturais, diferenciando as espacialidades, ou ainda enquadrando as vistas e outros aspectos arquitetônicos, o uso da cor abre um leque de possibilidades que envolve desde tonalidades em contraste e cores complementares até tons neutros ou mimetizados com outros materiais.
A seguir, apresentamos uma seleção de projetos residenciais na América Latina, incluindo casas e apartamentos que utilizam a cor tanto em suas estruturas quanto em seus fechamentos internos e/ou externos, conferindo caráter aos seus espaços com diversos propósitos.
Estruturas
Argentina
Casas Fonrouge / Fabrizio Pugliese
Brasil
Casa Ghibli / Nuevo Arquitetura
Casa Itatiba / 24 7 Arquitetura
Casa Gama / Studio ArquitetUras
Estúdio Lapinha / plano livre
Casa ER / Jobim Carlevaro Arquitetos
Colômbia
Casa Elita / Yemail Arquitectura
México
Casa Cascada / Ana Nuño de Buen + Luis Young
Fechamentos
Argentina
H – Casa Saul / Parada Cantilo Estudio
Casa MOO / Agustín Aguirre + FRAM arquitectos
Fonte: Archdaily