Postado em 6 de dezembro de 2023 por sn-admin
ARQUITETURA CULTURAL, CENTRO COMUNITÁRIO • JALPA DE MÉNDEZ, MÉXICO
Arquitetos: CCA Centro de Colaboración Arquitectónica
Área: 1240 m²
Ano: 2022
Fotografias:Jaime Navarro
Com o objetivo de revitalizar a vida pública de Jalpa de Méndez, México, um projeto urbano foi desenvolvido para a SEDATU, que renovou três dos espaços públicos mais representativos da cidade: Poliesportivo de Alto Desempenho, Centro de Desenvolvimento Comunitário (CDC) e Parque Recreativo “El Campestre”.
O Centro de Desenvolvimento Comunitário (CDC) é um espaço cultural e educacional que oferece oportunidades de desenvolvimento mais inclusivas para a comunidade local.
O projeto foi concebido como uma peça escultórica habitável, com um programa arquitetônico composto por: oficinas, salas multiuso, biblioteca, auditório e área administrativa. Os ambientes foram desenvolvidos por meio de uma estrutura simples composta por oito placas monumentais de concreto perfuradas por arcos de meio ponto.
As perfurações nas placas de concreto criam o vazio necessário para um jardim interno, proporcionando um oásis urbano com um agradável microclima. O jardim central concentra o núcleo do projeto, um espaço cheio de vida que permite desfrutar de vistas interessantes do interior da edificação.
Como marca da identidade local, foi utilizado concreto de tonalidade laranja, evocando a cor da pedra regional presente no corrimão do arco principal do centro histórico de Jalpa de Méndez. Essa escolha também responde ao clima da região, refletindo o calor e evitando o acúmulo de umidade.
O projeto oferece uma reinterpretação moderna das estruturas antigas que caracterizam o passado arquitetônico mexicano. Os arcos de meio ponto, presentes na estrutura, representam uma atualização contemporânea que não só contribui para o projeto arquitetônico, mas também favorece a circulação de ar e a entrada de luz natural no interior do volume.
A construção permitiu uma troca autêntica de conhecimentos com a comunidade local, fundindo tecnologias de projeto com processos artesanais para integrar uma nova linguagem na memória construtiva da paisagem de Tabasco.
Ao empregar trabalhadores locais, diferentes saberes construtivos foram entrelaçados, fortalecendo a conexão da obra com a paisagem da região. O processo participativo resultou em uma nova linguagem construtiva, semeando um senso de conquista, orgulho e identidade na comunidade local.
Em resumo, o Centro de Desenvolvimento Comunitário “La Guadalupe” é um projeto que busca promover a participação e o desenvolvimento social e cultural da comunidade de Jalpa de Méndez, Tabasco. O projeto faz parte do programa de Melhoria Urbana da SEDATU em Jalpa de Méndez, Tabasco.
Fonte: Archdaily