Edifício Jardim Guedala / Studio Arthur Casas

Postado em 9 de janeiro de 2024 por

RESIDENCIAL • BRASIL
Arquitetos: Studio Arthur Casas; Studio Arthur Casas
Área: 3815 m²
Ano: 2017
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG

A interação de volumes e texturas que moldam a fachada do edifício foi o ponto de partida para a concepção do projeto, localizado na região do Morumbi, em São Paulo. A questão central foi como aproveitar a vista lateral sobre o bairro residencial arborizado – face sul – ao mesmo tempo em que assegura uma iluminação natural radiante.

Dois blocos claramente demarcados são colocados em diferentes estilos, com apartamentos duplex e simplex separados pelo núcleo central que cria aberturas na estrutura e mostra o seu pé direito duplo. Varandas de tamanhos variados estendemse ao longo de múltiplos espaços interiores, proporcionando uma sensação de movimento ao exterior do edifício. Os brise-soleils de tom amadeirado que recobrem a fachada têm aberturas variadas, e, quando fechados, formam um painel contínuo, proporcionando a transparência e privacidade almejada para o projeto e destacandose contra a estrutura de concreto.

Presente em todas as unidades e no terraço, plantas harmonizam com os jardins do piso térreo, em uma tentativa de garantir a máxima interação da vegetação interna com a externa. Outra preocupação foi a circulação fluida em todo o edifício, a qual é assegurada por uma entrada de serviço no subsolo, com o piso térreo reservado para residentes e visitantes.

O hall de entrada social possui fechamento em vidros fixos, que trazem claridade ao ambiente e garantem a vista do jardim. A academia do prédio é voltada para a área da piscina linear, com raia de 15m e uma prainha. O espaço gourmet possui terraço descoberto, propiciando um ambiente agradável.

Juntando dois formatos de apartamentos diferentes, criando continuidade e linearidade, aproveitando ao máximo o potencial do terreno e integrando-o na paisagem, este desenho procurou criar um edifício funcional com uma sensação orgânica surpreendentemente leve.

Fonte: Archdaily