Sustentabilidade na construção civil: empresa de Ponta Grossa é a primeira a comprar aço com emissão de carbono reduzida da ArcelorMittal

Postado em 6 de fevereiro de 2024 por

Fabricação do produto conta com uma redução de 75% na emissão de CO2, fator que irá contribuir para obras ainda mais sustentáveis no país

Em um importante passo rumo à neutralização de carbono, a Espaço Smart, primeira loja de casas do Brasil, acaba de realizar a primeira compra nacional de aço com emissão reduzida de CO2. O produto leva a certificação XCarb©, programa global da ArcelorMittal, maior produtora de aço do Brasil e líder mundial do mercado. Para formalizar o negócio, a multinacional entregou o certificado à Espaço Smart em cerimônia realizada na sede da empresa, em Ponta Grossa (PR), na última terça-feira (23/01).

A companhia paranaense investiu no certificado de escopo 3, que significa uma redução de 75% da matéria-prima no processo de construção. Na prática, o insumo apresenta os mesmos benefícios do aço tradicional, mas a sua elaboração ocorre a partir de uma dinâmica totalmente sustentável, que é certificada por terceiros.

Segundo Fernando Scheffer, fundador e diretor de marketing da Espaço Smart, o movimento é um marco na história da empresa. “Essa matéria-prima já está em ascensão na Europa e queremos que siga a mesma trajetória no Brasil. Das lojas físicas ao e-commerce, sempre evidenciamos a importância de reduzir o impacto ambiental e o quanto cada ação nesse sentido é um avanço para o setor de construção civil”, diz.

De acordo com Eduardo Zanotti, vice-presidente Comercial da ArcelorMittal Aços Planos América Latina, o grupo tem uma meta global de alcançar a neutralidade de carbono em todos os seus processos até 2050. Para chegar lá, a empresa está adotando uma série de medidas, como o programa XCarb©. “Portanto, quando uma empresa adquire um produto com essa certificação ela também está se aliando conosco neste compromisso de um futuro mais sustentável”, diz.

A primeira aplicação do XCarb© está programada para acontecer ainda neste semestre em um projeto em Ponta Grossa, em fase de definição final. Vale destacar que cada cliente que optar pelo uso do produto receberá um outro certificado, indicando que a obra em questão é mais sustentável.

Para Rubens Campos, CEO da Espaço Smart, há uma alta expectativa sobre a aceitação da iniciativa, principalmente em construções comerciais e industriais. “O mercado de steel frame já possui um forte compromisso com o ESG. Portanto, não há dúvidas de que as empresas brasileiras que pretendem trabalhar com essa solução serão ainda mais sustentáveis e inovadoras”, conclui.

Fonte: Correio dos Campos