Projetos brasileiros estão entre os vencedores do prêmio iF Design 2024

Postado em 14 de março de 2024 por

Os profissionais foram laureados em categorias como mobília doméstica, branding e projeto de interiores

O iF Design é uma das mais importantes premiações mundiais do setor de design, que ocorre desde 1953. Neste ano, mais de 20 projetos brasileiros foram nomeados em diferentes categorias. Entre os premiados estão nomes como Artefacto, Suvinil, Century e Estúdio Campana.

Na categoria mobília doméstica, a Century se destacou com três projetos: o sofá Pomme, inspirado na anatomia da maçã. O elegante sofá Desmond, que explora simetrias e repetições e a poltrona Sublime de madeira e estofado que equilibra conforto e beleza.

Na mesma categoria, a Artefacto foi premiada com a mesa Versa, que remete ao símbolo yin-yang com duas partes que se complementam — a única diferença entre elas é o acabamento da textura. Uma mesa de café de vidro e metal da Artefacto também recebeu o mesmo prêmio.

Ainda na categoria, o regador Flua, da Vasap Design, tem design inovador, feito de plástico reciclado — a peça foi desenhada pelo designer Guto Índio da Costa.

A Suvinil foi nomeada na categoria têxteis, paredes e pisos com o projeto Suvinil Revela que estuda tendências de cores, considerando comportamentos sociais, estilo de vida e as demandas de casa e decoração.

Na categoria conceito de projeto de interiores, um dos ganhadores foi o projeto do Edifício Lemme, da Bidese Construtora. O edifício tem como características principais linhas curvas, jardins chamativos e tecnologia.

Dois projetos ainda se destacaram e receberam o iF Gold Award, a honraria máxima da premiação. O Estúdio Campana venceu a categoria marca com um projeto de identidade visual do instituto e estúdio Campana.

A associação dos familiares de vítimas e atingidos da tragédia do rompimento da barragem de Brumadinho (Avabrum) ganhou o iF Gold Award com um memorial em homenagem às vítimas. Arquitetura, design e tipografia são as características que se destacam no projeto desenvolvido pelo arquiteto Gustavo Penna. O escritório do profissional também foi premiado nas categorias Arquitetura e Arquitetura Industrial com o projeto da Carmo Coffees, localizado em Três Corações (MG).

Outros projetos nomeados em 2024 foram a exposição floresta Docol; o estande da cidade Dexco; a coleção têxtil Gunta, da Donatelli Tecidos; o sofá Base, da Casa Brasileira de Estofados; cadeira Fly, da Doimo Brasil; a luminária Sol, da Lumini; o cavalete aberto, da ETEL; o Buffet Desvio, assinado por FGMF, e a cadeira Cuna, assinada pelo estúdio emDoisdesign, para a Lider Interiores; o sofá Base, da Decameron; cadeira Manacá, da designer Daniela Ferro; poltrona Celina, da BST Arquitetura; a coleção horizonte, da Minotti; a peça Navegar, da Mush e da Furf Design Studio; o design de marca, da Sumaúma; o projeto de branding do Copo Americano, da Nadir; a residência Kintsugi, da Fernanda Marques Arquitetos Associados; e o Espaço Dolce Gusto Neo, da Nestlé.

Fonte: Revista Casa e Jardim